
A vice-campeã foi a milonga “O Meu Coração é de Terra”, interpretada pelo Quarteto Coração de Potro, e o terceiro lugar ficou com o xote “Numa Vila em Dom Pedrito”, letra de Luís Fernando Bender, interpretada por Matheus Leal.
Com 587 músicas inscritas, o evento contou com 14 canções finalistas, proporcionando uma noite de alto nível artístico. A apresentação foi conduzida por Milena Antunes, 1ª Prenda do Estado, e Sthefano Jaques, 2º Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul em 2017/2018 e atual Assessor Jurídico do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Entre os destaques da noite, Marina Monteiro foi premiada como Revelação. “Tropa de Agora” levou os prêmios de Melhor Arranjo e Melhor Letra, enquanto “O Meu Coração é de Terra” recebeu o prêmio de Melhor Melodia. A música mais popular foi “Soy de la Frontera”, de Alegrete. Gabriel Maculan foi eleito Melhor Instrumentista, e Matheus Pimentel, Melhor Intérprete.
O festival foi transmitido pelo portal Alegrete Tudo, com apresentação e comentários de Jucelino Medeiros e João Baptista Favero Marques, permitindo que o público on-line acompanhasse o evento. A noite foi encerrada com um show de César Oliveira e Rogério Melo.
Alma de Campo, o programa matutino da Nativa FM de Alegrete
Organizado pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Alegrete, em parceria com a 4ª Região Tradicionalista, o CTG Farroupilha e a Coordenadoria dos Festejos Farroupilhas, o festival faz parte da programação da Semana dos Festejos Farroupilhas. Neste domingo, a programação continua com o Cantinho Farroupilha, a partir das 10h, seguido pelo festival de categorias mirim, infantil e juvenil, com divulgação dos resultados às 19h30min.
Os jurados desta edição foram Edilberto Bergamo, Francisco Brasil e Juliano Moreno.



















Parabéns Alegrete!!!
Alto nível dentre os concorrentes.
Está na hora de buscar mais recursos e patrocínios, valorizar as participações, colocar este festival no nível que merece.
Alegrete voltando ao cenário dos grandes festivais de nossa cultura e tradição.