
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na última sexta-feira, 21, uma reunião virtual com o propósito de aproximar o Parque Tecnológico do Pampa (PAMPATEC) da UNIPAMPA com o Parque Tecnológico de São Leopoldo (TECNOSINOS), ligado à UNISINOS.
O objetivo da reunião foi aprimorar as relações entre os parques tecnológicos, de forma a atender a perspectiva institucional do planejamento estratégico para a área de inovação e tecnologia, a fim de atrair empresas de inovação e tecnologia para Alegrete.
A reunião foi coordenada pelo prefeito Márcio Amaral e contou com a participação do vice-prefeito, Jesse Trindade dos Santos, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Figueiredo, do diretor de Empreendedorismo da Unipampa, Vitor Almada, da diretora do Tecnosinos, da diretora de Inovação da Unisinos, Susana Maria Kakuta, da coordenadora de Relações Institucionais e Internacionais do Tecnosinos, Sandra Schimidt Schafer e do diretor de Inovação e Tecnologia da Sedetur, Alex de Souza.
A coordenadora de Relações Institucionais e Internacionais do Tecnosinos, Sandra Schimidt Schafer, em nome do Tecnosinos, explanou sobre o programa de Interiorização do Parque Tecnológico, com o propósito de dar suporte às futuras empresas e startups de Alegrete e colocou à disposição os laboratórios de prototipagem e instalações do parque de São Leopoldo.
O diretor de Empreendedorismo da Unipampa, Vitor Almada, representando o Pampatec, elucidou que a Unipampa é uma formadora de mão de obra tecnológica, a qual pode ser usada pelo Tecnosinos e destacou a importância de investimentos em Alegrete, para fortalecer a economia local.
O prefeito Márcio Amaral, destacou a importância das parcerias institucionais, que devem ser proveitosas para todas as partes. Lembrou que o objetivo dos parques tecnológicos e também do Governo Municipal é promover o empreendedorismo para contribuir com a geração de emprego e renda em nossa cidade.