Pessoas que viajaram com mulher em ônibus antes de resultado positivo para Covid-19 são monitoradas no RS

Paciente se deslocou de Porto Alegre a Minas do Leão, passando por Butiá, antes de receber o resultado do exame. Ela realizava tratamento regular no Hospital de Clínicas, na Capital, quando relatou falta de ar.

A Secretaria de Saúde de Butiá informou ao G1 que está monitorando as pessoas que tiveram contato com uma passageira que testou positivo para a Covid-19. A mulher, moradora de Minas do Leão, viajou numa linha de ônibus da Capital até o município quando ainda tinha suspeita da doença.

Segundo o prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida, os outros dois passageiros que estavam no ônibus são moradores da cidade de Butiá, onde o veículo parou antes de seguir para Minas do Leão.

De acordo com a secretaria de Butiá, um passageiro já foi identificado, recebeu orientações e está em isolamento domiciliar, sem apresentar sintomas. O outro passageiro ainda não foi identificado. O motorista, um fiscal e um embarcador, funcionários da empresa de ônibus, foram afastados para ficarem em isolamento.

Viagem antes do resultado

Segundo a Secretaria Saúde de Minas do Leão, a paciente com o diagnóstico positivo, relatou falta de ar durante uma consulta de rotina no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na última quinta-feira (2). Por isso, teria sido solicitado o exame de Covid-19.

O teste foi feito, mas antes do resultado ficar pronto, ela foi liberada para voltar para casa. A mulher, então pegou um ônibos de Porto Alegre até Minas do Leão. Na sexta (3) à noite, o Hospital teria entrado em contato para confirmar o resultado positivo para coronavírus da paciente.

O Hospital de Clínicas informou, através de uma nota, que “os pacientes suspeitos são testados e só ficam internados em situação de maior gravidade ou complexidade. Os demais recebem todas as instruções e recomendações das equipes assistenciais para cumprirem o período de isolamento em casa”. Ressaltou ainda que cumpriu o protocolo de comunicar a vigilância em saúde. (Veja nota completa abaixo)

Já a Prefeitura de Minas do Leão destacou que se houvesse sido comunicada da suspeita da paciente pelo hospital, teria enviado um veículo para buscá-la.

“Não é questão de criticar o trabalho do hospital. A gente disporia de ir lá buscá-la com uma ambulância, com toda proteção e largava direto em casa”, destacou o prefeito do município, Miguel Almeida, ao G1.

A prefeitura informou que fez contato com o hospital, que confirmou o diagnóstico da mulher.

“No momento que a pessoa ainda está com o exame sem o resultado, ela é suspeita, então deveria tomar cuidados mais rígidos. A gente está mandando a população ficar em casa, e uma paciente sai assim de ônibus, fica um pouco contraditório”, disse o prefeito.

Segundo a prefeitura, um veículo estava à diposição para que moradores em tratamento se desloquem até Porto Alegre para consultas e exames, mas o transporte foi suspenso no dia 20 de março devido à pandemia de coronavírus.

A Secretria de Saúde do município não informou que tratamento a mulher realiza frequentemente em Porto Alegre, nem a idade exata. Comunicou apenas que ela tem entre 30 e 40 anos.

Este é o primeiro caso confirmado de coronavírus em Minas do Leão. Ele ainda não consta no boletim oficial da Secretaria Estadual de Saúde.

A paciente está em isolamento domiciliar com o marido, que não apresenta sintomas e também é monitorado. A secretaria de saúde também monitora outras pessoas com quem a paciente teve contato nos dias anteriores à confirmação da doença.

Nota do Hospital de Clínicas

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre não fornece informações pessoais de atendimentos a terceiros, respeitando o sigilo do paciente. Em casos da Covid-19, não é diferente. Em conformidade com as normas técnicas, pacientes suspeitos são testados e só ficam internados em situação de maior gravidade ou complexidade. Os demais recebem todas as instruções e recomendações das equipes assistenciais para cumprirem o período de isolamento em casa. Ao hospital, como estabelecem as práticas da rede de saúde, cumpre o dever de comunicar a vigilância de saúde, o que sempre é feito. O Hospital de Clínicas reforça seu compromisso com a saúde, com a comunidade e com todos que o procuram para atendimento.

Nota da Prefeitura de Minas do Leão

A Prefeitura de Minas do Leão comunica que, na noite da última sexta-feira (3), recebeu a confirmação de um caso de Covid-19 no município. O relato foi feito pela própria paciente à Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com as informações colhidas com a moradora, ela havia feito um teste de detecção do novo Coronavírus no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Pela manhã da sexta, retornou de ônibus à cidade, ainda como caso suspeito. E, somente à noite, teve a notícia de que seu exame havia dado positivo.

Imediatamente, a Secretaria Municipal de Saúde tomou uma série de medidas:

1) A paciente está sendo mantida em isolamento em sua residência e monitorada 24 horas por dia por técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psiquiatra, que colhem por telefone as informações sobre a evolução da doença. Seu marido, que mora com a paciente, também está sendo monitorado e não apresenta sintomas até o momento;

2) A Secretaria está em contato com a empresa de ônibus Planalto para monitorar os passageiros do veículo no qual a paciente fez seu deslocamento até Minas do Leão;

3) A partir dos relatos da paciente, a Secretaria também está monitorando as demais pessoas com quem ela manteve contato nos dias anteriores à confirmação da doença;

4) A pasta buscou o Hospital de Clínicas para obter mais informações sobre a paciente e alinhar os protocolos sobre comunicação e atendimento de casos subsequentes;

5) Houve também contato com a Secretaria Estadual da Saúde, para alinhamento e orientações sobre as iniciativas a serem tomadas pelo município, em linha com o que preconiza o Ministério da Saúde;

6) Haverá um reforço na testagem de possíveis casos de coronavírus, a partir da chegada de testes rápidos, os quais já foram adquiridos pelo município e estarão disponíveis a partir da próxima semana.

Desde março, em linha com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Saúde, Minas do Leão vem seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, como a adoção do isolamento social, suspensão das atividades não essenciais e reforço no sistema de saúde.

Além disso, o município vem articulando, através da Asmurc (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), outras ações para fortalecer a estrutura regional, como aquisição consorciada de testes rápidos e investimentos em leitos de terapia intensiva em São Jerônimo, cidade referência nesse tipo de atendimento.

Reforçamos à população sobre a necessidade das medidas de prevenção, em especial o isolamento social, para evitar a proliferação do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando o quadro 24 horas por dia, acompanhando a evolução da doença e preparada para tomar outras iniciativas, de acordo com o cenário.