Piloto destaca urgência no combate a incêndios: “chamado deve ser imediato”

Um incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 300 hectares de campo na localidade dos Pinheiros e Vasco Alves, no interior de Alegrete.

Para conter o avanço das chamas, aeronaves agrícolas da empresa Itagro foram acionadas e desempenharam um papel essencial na operação de combate ao fogo. Ao todo, foram realizados oito lançamentos, totalizando 12 mil litros de água despejados sobre a área atingida. Com a chegada da noite, as operações aéreas foram interrompidas.

A necessidade de uma resposta rápida foi destacada pelo piloto Marcos Antônio Camargo, que enfatizou a importância da comunicação imediata em casos de incêndio. “É fundamental que o chamado seja feito o mais cedo possível. O fogo é mais fácil de combater no início”, ressaltou.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Camargo também apontou a relevância da infraestrutura para operações aéreas de combate a incêndios. “Venho há tempos pleiteando com o executivo municipal para termos pistas estratégicas. O avião de maior porte exige uma pista mais ampla, e a disponibilidade de água deve estar garantida”, afirmou. No caso específico deste incêndio, as operações foram realizadas a partir do Aeroporto de Alegrete, devido à proximidade da área afetada. Um caminhão com tanque de água foi deslocado para o local para abastecimento das aeronaves.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

O combate ao incêndio contou ainda com o apoio da Aero Agrícola do Alegrete, representada por Oswaldo Guerra, que disponibilizou 15 mil litros de água para a operação. Além disso, houve auxílio de equipes em solo, que atuaram no abastecimento das aeronaves e na contenção das chamas em áreas críticas, assim como, dos bombeiros.

A mobilização ocorreu após a constatação de que o incêndio avançava rapidamente e ameaçava a sede de uma fazenda na região. A rápida atuação das aeronaves agrícolas e das equipes em terra foi determinante para evitar danos ainda maiores.

O episódio reforça a importância da pronta comunicação em casos de incêndio, bem como da estrutura adequada para operações aéreas, possibilitando uma resposta eficiente diante de situações de emergência. A coordenação entre empresas especializadas e apoio local se mostrou essencial para minimizar os impactos do fogo na área atingida.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários