
Heinze é autor do PL 320/2025 que tramita no Senado sobre a securitização das dívidas de produtores rurais impactados por eventos climáticos extremos desde 2021. Conforme ele, uma audiência já está marcada para quarta-feira, dia 19, na Comissão de Agricultura do Senado com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.
O mais importante nesse momento é a questão das dívidas que estão vencendo em março, abril e maio. Os bancos já estão cobrando”, afirmou, acrescentando que será pleiteado uma autorização do Banco Central e do Conselho Monetário para a prorrogação dos débitos, disse o Senador.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Trata-se de um momento de mobilização e reivindicação às demandas relacionadas à estiagem e seus impactos severos na produção e na renda das famílias nos últimos anos. Complementa a pauta a necessidade de securitização apontada pelos agropecuaristas e o fortalecimento do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Em Alegrete, fim do mês de janeiro, o Município decretou situação de emergência em virtude da seca. Conforme estimativas da secretaria de agricultura e pecuária e desenvolvimento rural, a perda na lavoura de soja pode chegar a 40%. O efeito da estiagem também afetou 50% da apicultura no município. No cultivo de frutíferas, a média de perda estimada gira em torno de 20%.
Renato Grande, coordenador da Defesa Civil de Alegrete, informou que, até o momento, mais de 50 propriedades foram abastecidas com água potável, totalizando mais de 80 mil litros distribuídos no município.
Fonte: Senador Carlos Heinze