Plantação de Canola embeleza paisagem agrícola em Alegrete

A maior parte dos cultivos de canola está no estágio de floração, apresentando um aspecto visual aprazível à paisagem agrícola nas regiões de cultivo.

A área semeada no Estado varia conforme avaliações da Emater/RS-Ascar, que projeta 135 mil hectares – e a Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), que estima em 170 mil hectares. Segundo a Emater/RS-Ascar, a produtividade inicial está em 1.679 kg/ha.

Em Alegrete, regiões do Durasnal, Taperão, Rincão de São Miguel e Queromana, já apresentam paisagens com o colorido típico da planta. Conforme o técnico Tiago Pedroso da Emater em Alegrete, a canola é uma nova cultura e vem apresentando bom desenvolvimento, boa sanidade na planta como um todo. Neste momento se encontra em estádio reprodutivo (Floração). A área plantada no município é de aproximadamente 1.500 hectares e a produtividade esperada é de 2000 kg/ha. O município de Manoel Viana plantou cerca de 5.000 ha e a projeção é de 2000 kg/ha.

O Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar indica que as lavouras semeadas a partir de junho exibem população de plantas dentro dos padrões desejados, alto vigor, adequada sanidade e desenvolvimento satisfatório, além de expectativa de boa produtividade. Os danos das geadas dos dias 25 e 26 de agosto foram considerados pontuais e de baixo impacto.

Homem com tornozeleira eletrônica é preso no Bairro Promorar

A maioria das lavouras apresenta sanidade adequada, especialmente em relação ao mofo-branco, embora em algumas áreas tenha sido observada a presença de pulgão e traça-das-crucíferas. As lavouras mais precoces, semeadas em abril e maio, apresentam menor densidade de plantas e potencial produtivo abaixo das projeções iniciais devido às chuvas inoportunas durante a germinação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários