O Grupo Esporte para Todos, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está realizando o 1º Seminário da Associação Esporte para Todos.

Com o tema: ‘Superação! Sim, nós podemos! ’- Esporte é vida, nós escolhemos viver!, o evento iniciou no último dia 9 e vai até a próxima sexta-feira (14), no Centro Cultural de Alegrete.
Nestes três primeiros dias, o seminário trouxe mensagens, depoimentos que empolgaram os participantes. Histórias de superação comprovaram que é possível sair de qualquer situação, exemplos não faltaram.

Destaque nestes três dias, a participação da bicampeã mundial dos 100 metros rasos entre transplantados Liège Gautério, depoimento em vídeo da alegretense Clarrissa Auler, recentemente transplantada do coração, que emocionou à todos com sua determinação.

Na noite de quarta, o destaque ficou por conta do paratleta santa-mariense Denílson Souza, que deu uma lição de vida em sua palestra.


Destaque também para participação da Neonatal, APAE, Equoterapia e mais dois depoimentos de alegretenses exemplos em superação do tradicionalista Aridné Macedo e do ginete Fábio dos Santos. O evento reservou ainda um cadeirante pilchado tocando gaita, momento mágico num seminário que a cada dia surpreende os participantes.


Convidados dão uma contribuição para o evento, que transborda inclusão social e incentiva a doação de órgãos. Nesta quinta-feira (12), na 4ª noite de seminário mais uma intensa programação.

Um vídeo sobre inclusão abre a noite de hoje. O espaço cultural está à cargo do Musical Ibaldo. A ONG OPPA apresenta seu trabalho, seguido do grupo Tchê Câmbio, coordenado pela professora Fernando Carvalho, com o voleibol adaptado para pessoas acima de 50 anos.
Uma homenagem a catadora de recicláveis, durante a apresentação do vídeo “Generosa”, está na programação. A palestra com o tema Plogging, a corrida juntando lixo com Carlos Tenroller, é destaque. O professor porto-alegrense que cata latinhas traz uma história contagiante, imperdível. Autor de 14 livros já publicados, Carlos anota cada acontecimento de sua vida. A coleta de latinhas, por exemplo é um dos temas que vai abordar em Alegrete, com a coleta de latinhas ele já está planejando uma viagem ao Japão acompanhado do filho.

A participação na noite de hoje, no 1° Seminário da Associação Esporte para Todos, prevê o ingresso no valor de R$5,00 (Cinco Reais), mais uma latinha (vazia). A quinta-feira, ainda traz a apresentação do projeto social “Alegrete sem Frestas”, realizado por alunas da Unipampa. A Amoras ONG, também participa desta noite, onde a Secretaria de Meio Ambiente, apresenta um trabalho sobre a coletiva seletiva. A engenheira ambiental Michelle Barcelos de Oliveira de Cerro Largo e o técnico em meio ambiente e acadêmico do IFF, são os painelistas que encerram a 4ª noite do evento.
Júlio Cesar Santos Fotos: Roger Severo e reprodução