Poda ou abate de árvores só com autorização do Meio Ambiente


A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Meio Ambiente informa os procedimentos necessários para solicitações de podas ou abates de árvores.

Todas as pessoas necessitam pedir autorização para abate ou poda de árvores, mesmo que estas estejam dentro de uma propriedade particular ou área pública.

Os contribuintes deverão comparecer ao protocolo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), localizado na Avenida Assis Brasi, nº 930, portando cópia do CPF, RG e certidão atualizada do imóvel e, em casos de construção civil, planta ou croqui da construção com localização das árvores.

Toda poda só pode ser realizada mediante autorização da SEMMAM. Cabe ressaltar que poda ou abate em passeio público, bem como a limpeza do local e retirada de entulhos é realizada pela Secretaria de Agricultura e Pecuária. Quando for em área privada é de responsabilidade do proprietário do local a contratação de um profissional habilitado para a execução de serviço e limpeza.

A Secretaria de Meio Ambiente informa que não autoriza a retirada de mais de 30% da copa da árvore, sendo este ato considerado crime por legislação ambiental vigente.

Lembrando que a população pode colaborar para manter a cidade arborizada, solicitando junto à Secretaria de Agricultura e Pecuária o plantio de árvores em passeios públicos.

As árvores de médio e grande porte são próprias para plantio em praças e áreas verdes, onde suas raízes e o grande volume de suas copas não interfiram nos serviços urbanos como trânsito, rede elétrica, telefônica, de água e esgoto.

Confira algumas espécies aconselhadas para plantio em calçadas:

Aleluia, araçá, cassia ferrugínea, ipê amarelo, ingá feijão, primavera, quaresmeira, acácia mimosa, bergamoteira, caliandra, camélia, extremosa, hibisco da síria, laranjeira, limeira, manacá, manduirana, mimo de vênus, pitangueira e romã.

Medidas de plantio para calçadas:

Distância do meio fio: 50 cm
Acessos de garagem e para cadeirantes: 1,5 m
Boca de lobo: 2 m
Esquinas: 5 m a partir do alinhamento predial
Entre árvores: 5 m

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente ou através dos telefones 3961 1682/9 91477184.

Departamento de comunicação da Prefeitura

Compartilhar

Curta nossa Fan Page

1 Comentário

  1. Mesmo sabendo q o nosso portal dificilmente vai aceitar a minha publicação, mas vou escrever o q penso. Todo bem q adquirimos ou compramos somos proprietarios somente se tivermos pagando pela vida toda. E nem assim podemos dizer q somos proprietarios.Não decidimos nada sobre o q fazer, como fazer. Qm manda é o poder público. Mesmo dentro de nosso quintal, nao temos liberdade de cortar um galho de uma árvore q possa estar nos atrapalhando. Precisamos dar benção a eles. Espero q vá à pagina de publicação meu comentario.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*