Policiamento Comunitário começa nesta segunda-feira (20) em Alegrete

 
Treinamento em Santana do Livramento dos policiais militares que farão parte do programa em Alegrete
Alegrete terá dois núcleos de policiamento comunitário. O ato de implantação acontecerá na manhã desta segunda-feira (20), às 14 horas, no Centro Administrativo Municipal. Na ocasião serão entregues os equipamentos de uso pessoas para os policiais e os dois veículos novos, sendo um para cada núcleo. O secretário estadual de segurança pública, Airton Michels, participa do ato.
Os dois núcleos já estão definidos. O primeiro será limitado ao norte pela Praça General Osório, Ruas Marechal Floriano e Daltro Filho, ao oeste a linha férrea, ao sul as Ruas Major João Cezimbra Jaques, Martim Luther King e Praça do Bebedouro e a leste o Rio Ibirapuitã. O perímetro comporta os bairros Assunção, São João, Independência, Cidade Alta, Praça da Lagoa, Canjiqueira, Coronel Ênio Gouveia e parte do Porto dos Aguateiros.
O segundo será na zona leste, compreendendo o perímetro entre a Avenida Tiaraju, Avenida Caverá, BR 290 e Rio Ibirapuitã, onde estão os bairros Ibirapuitã, Promorar, Honório Lemes, Nova Brasília, Getúlio Vargas, Nilo Gonçalves, Ayrton Senna e Oswaldo Aranha. Segundo o secretário de segurança e cidadania, Luís Cláudio Maglioli, as regiões foram selecionadas por terem, respectivamente, o segundo e o terceiro maiores índices de violência. O primeiro é a região central.
Com base em conceitos japoneses, a Polícia Comunitária busca aproximar os policiais com a população, alimentando a sensação de segurança pública a partir dessa convivência. É operado a partir de núcleos formados por bairros, que são atendidos por PMs que moram nos perímetros onde farão o policiamento. Uma parceria entre a Secretaria e as prefeituras garante uma bolsa-auxílio para o pagamento do aluguel das casas para os policiais e a SSP fornece capacitação.  “Articulamos há alguns meses para viabilizar a implantação do programa em Alegrete. Ficamos satisfeitos pela chegada do momento de concretizá-lo”, comemora a prefeita em exercício Preta Mulazzani.
Implantação do Policiamento Comunitário vem sendo discutida desde maio