Polo do Caverá quer espaço para comercializar hortifrutigranjeiros

Na visita à EMEB Francisco Mafaldo, Polo do Caverá, realizada na semana passada, o prefeito Márcio Amaral e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Dornelles, além de participarem de uma programação alusiva ao Dia das Mães, receberam pedidos da comunidade da região.

A diretora da Escola, Rosane Parawoski Tolfo, em nome da comunidade escolar, disse das demandas dos moradores, pais de alunos, que querem dispor de espaço organizado, aos moldes de uma casa do produtor, na frente da escola, para a comercialização do que é produzido na região, desde pães, biscoitos, bolachinhas e produtos hortifrutigranjeiros, alternativa de renda familiar. “Aqui se produz tanto quanto o Durasnal e lá eles têm a sua casa do produtor”, lembrou a diretora.

Outra reivindicação apresentada é pela implantação do Ensino Médio no Polo do Caverá, como forma de segurar os jovens no campo. Atualmente, seis polos educacionais estão com o Ensino Médio municipal.

O prefeito Márcio Amaral parabenizou os moradores pela mobilização, ressaltando que eles dão uma demonstração de organização da comunidade. Ao mesmo tempo em que incentivou os mesmos, alertou para a necessidade de terem as devidas precauções com relação à Vigilância Sanitária. Isso não quer dizer que não vão continuar produzindo, mas terem a responsabilidade de oferecer produtos que não levem risco à saúda da população. O prefeito estimulou os produtores a continuarem produzindo para terem mais renda e o município também ganha. E deixou a ideia no sentido de utilizarem o pavilhão das feiras, localizado na Zona Leste da cidade para exposição e venda de seus produtos.

A respeito da reivindicação do Ensino Médio no Polo Educacional do Caverá, o prefeito Márcio e a secretária Márcia Dornelles lembraram que ainda faltam professores, especialmente de Matemática e de Física em escolas municipais. A sugestão foi no sentido de que o município entre com a estrutura física e a Secretaria de Educação do Estado com os professores. Para isso, no dia 25 de maio, quando do I Fórum Regional de Segurança, que contará com a presença do secretário de Educação, Faisal Karan, deverá ser entregue um documento formalizando a proposta.

O prefeito e a secretária assistiram a uma apresentação dos alunos em homenagem às mães, houve a posse da diretoria do Clube de Mães da escola, brechó e o projeto do Dia da Beleza, em que mães foram contempladas para dar um toque no visual.

Visitaram a horta da escola, espaço que não serve apenas de produção de hortaliças, mas como aprendizado para os alunos por meio de desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

Tais ações, na percepção dos representantes do Poder Público demonstram o verdadeiro papel dos polos educacionais.

DPCom PMA


Compartilhe
  • 553
  •  
  •  
  •  
  •  
    553
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*