Ponte de Pedra é aprovado,pela Câmara, símbolo natural de Alegrete

Projeto do vereador Cabeto foi aprovado por unanimidade, no último dia 31 de agosto, e agora será encaminhado ao Prefeito para sanção.

A ponte de pedra do Tigre, uma linda formação rochosa esculpida a milhões de anos pela natureza e faz parte da cultura e da história alegretense. Segundo geólogos, ela é resultado dos efeitos da erosão sobre as rochas areníticas e fica na borda superior do Cerro Negro com cerca de 40 metros de comprimento, cerca de 2 metros de largura e a 15 metros de altura numa cratera. “Conta-se que embaixo dela, da ponte de pedra, morava um escravo alforriado, que não tinha onde morar depois de sua libertação. Por isso, o cerro ficou conhecido como Cerro do Negro ou Cerro Negro”, explica o vereador.

Ponte de Pedra 1

Adão Faraco, vereador da bancada do PMDB, comentou que esta lei deve ser o caminho inicial para a preservação daquela maravilha da natureza e aproveitou para incentivar os estudiosos a pesquisarem possíveis resquícios humanos e desenhos rupestres enterrados na localidade. A vereadora Judete Ferrari, da bancada do PT, aproveitou para lembrar o enorme significado que a ponte.

ponte de pedra4

A ponte está dentro de uma propriedade particular e recebe cerca de 100 pessoas por mês, porém ainda é mal divulgada e poucas divisas de turismo traz para o município.

A lei prevê que o município desenvolva projetos que protejam e conservem a famosa formação rochosa e todo seu ecossistema natural para gerações futuras de alegretenses.