
Atualmente, são conhecidas mais de 20 mil espécies de abelhas. Elas podem viver solitárias ou formar colônias, podendo agrupar de 5.000 a 100.000 operárias. Na sequência, apresentamos os benefícios das abelhas para a vida no planeta.
A função principal desses insetos é a polinização, processo fundamental para que as flores continuem produzindo sementes e frutos. Segundo estudo publicado pela revista Nature, pesquisadores verificaram que cerca de 20 mil espécies de abelhas conhecidas polinizam mais de 90% das 107 principais culturas do mundo.
Resumindo, sem as abelhas não existiria frutos silvestres. O desaparecimento delas iria acarretar em enormes dificuldades em produzir comida para toda população mundial. Também, a sua ausência iria ocasionar uma perda significativa para medicina, pois muitas plantas são usadas como medicamentos para os seres humanos.
Com relação à importância das abelhas para os ecossistemas, constatou-se que esses insetos são cruciais para o funcionamento da cadeia alimentar. Se não houver abelhas, 80% da do processo de polinização não ocorre, o que seria fatal para muitos animais que dependem desse processo pra obter alimento. Dessa forma, a cadeia alimentar se desregularia.
Além disso, as abelhas têm a capacidade de indicar se um ambiente é saudável ou não. Por serem insetos bem sensíveis e pouco tolerantes a alterações climáticas, não vão formar colônias em qualquer lugar. Então, se o seu jardim estiver cheio de abelhas, fique feliz, pois é sinal que o ambiente é sadio.
João Baptista Favero Marques