Posse de delegados em Alegrete é marcada pelo lançamento do Projeto Mediar

Na fria tarde de sexta-feira (15), foi realizada a posse oficial dos dois delegados em Alegrete. O casarão no Parque Lauro Dorneles foi o palco da concorrida cerimônia. O salão ficou lotado de autoridades municipais e estaduais.

O vice-governador José Paulo Cairoli prestigiou o ato, assim com o Chefe de Polícia Civil do RS, Emerson Wendt, acompanhado do Delegado Diretor de Polícia do Interior, Fernando Antônio Sodré de Oliveira.

A Prefeita Cleni Paz, o deputado estadual Frederico Antunes, Presidente da Câmara, Luciano Belmonte e demais vereadores estiveram assistindo o ato de posse.

O Comandante Regional da Brigada Militar, Coronel José Nilo Correa também marcou presença, além do Comandante do 6º RCB, Tenente Coronel Fábio. A Juíza, Lilian Franzmann, Defensora Pública, Laura Regina Porto e a Diretora da Defensoria Pública, Mariana Melo foram as representantes do Judiciário.

Familiares dos empossados, empresários, pecuaristas, policiais civis e convidados lotaram as dependências do auditório. Após a assinatura oficial, foi apresentado o currículo da Delegada Regional, Patrícia Sanchotene e do Delegado de Polícia, Valeriano Neto. Ambos já estão no cargo há um mês.

Há 19 anos, na Polícia Civil, a porto-alegrense, Patrícia Sanchotene é a nova titular da 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior. A Delegada vai chefiar as delegacias de Alegrete, Manoel Viana, Uruguaiana e Barra de Quaraí, esta última assume, também, como titular.

Natural de Porto Alegre, a delegada Patrícia se diz alegretense de coração. Aqui têm familiares, e em seu emocionado discurso agradeceu às chefias de polícia pela transferência. “Alegrete é minha casa. Tenho certeza que aqui será o momento mais importante de minha carreira”, agradeceu a delegada.

Já o Delegado, Valeriano Neto, há oito anos na Polícia Civil, estava lotado em Canoas, quando atendeu o convite da Delegada Regional, Patrícia Sanchotene e aceitou a transferência para a Fronteira Oeste. Promete muito empenho e um forte trabalho junto com a equipe de policiais de Alegrete.

Para o Diretor de Polícia, Fernando Sodré, a dinâmica dos dois delegados demonstra que estão no caminho certo. O Chefe de Polícia, Emerson Wendt, reforçou a parceria entre Brigada Militar e Exército, o trabalho conjunto com a polícia trouxe resultados satisfatórios. Confirmou a confiança no trabalho dos dois delegados que assumiram em Alegrete e disse que a Polícia vai seguir trabalhando forte em várias frentes zelando pela segurança da comunidade.

O vice-governador elogiou a chefia de polícia e, num breve relato, disse da atual situação do governo do Estado. “Não acreditamos em partidos, mas sim em pessoas”, destacou Cairoli.

A visita em Alegrete, numa posse de delegados foi prestigiada pelo vice-governador. Segundo ele, trata-se de acreditar nas pessoas, ao mesmo tempo em que demonstra a maneira do governo do RS em agir com a sociedade.

A cerimônia ainda celebrou a assinatura do Projeto Mediar, entre Urcamp e Polícia Civil. Com o objetivo de mediação entre partes, acadêmicos de Direito vão assistir vítimas e acusados que desejarem representação criminal após o registro de uma ocorrência policial. Os casos passíveis de uma conciliação serão despachados pelo delegado que evita de enviar ao Judiciário a causa e remete ao Projeto Mediar.

A solenidade encerrou com uma quebra no protocolo. O músico alegretense Ernani Apratto tocou no violão o Hino Rio-Grandense. Logo em seguida, a delegada Patrícia Sanchotene, cantou ao microfone o Canto Alegretense, e recebeu a companhia da prefeita Cleni.

Júlio Cesar Santos

Compartilhar

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*