
Medida é para evitar aglomerações e tentar conter o vírus. Prefeitura decretou que apenas estabelecimentos de serviços essenciais podem abrir.
A prefeitura de Santa Maria, na Região Central do RS, retirou na tarde desta sexta-feira (20), cerca de 40 bancos do calçadão e da Praça Saldanha Marinho, na área central da cidade. Segundo a prefeitura, a medida é para evitar aglomerações e tentar conter a Covid-19.
Na tarde desta sexta (20), a prefeitura também passou com um carro de som orientando os moradores a não saírem de casa.
A cidade não registra pacientes confirmados com coronavírus. No último informativo da prefeitura, são 18 casos suspeitos e 10 descartados. No Rio Grande do Sul, são 49 pessoas confirmadas com o vírus.
Na quinta (19), o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, decretou que a partir deste sábado (21) apenas estabelecimentos com serviços essenciais poderão abrir, como farmácias, supermercados e postos de gasolina. Os locais deverão respeitar o número de pessoas e contar com itens para higiene.
Ações da população
Na noite de quinta (19), o publicitário, Leandro Druzian, projetou no Centro da cidade imagens de conscientização contra coronavírus. Ele conta que resolveu fazer a ação após ver que muitos idosos ainda circulavam nas ruas da cidade.
“Pensei como poderia contribuir e sei que a imagem tem um grande impacto. Tem um prédio na esquina que está abandonado, então coloquei um projetor na minha janela, criei uns slides e projetei”, conta Druzian, que trabalha com audiovisual.
Os slides alertavam para as pessoas ficarem em casa e também como se prevenir da doença.
Druzian acredita que, junto com as ações feitas pela prefeitura, a medida possa ter ajudado, e afirma que nesta sexta (20) diminuiu o número de pessoas circulando nas ruas de Santa Maria.
“Acho que tudo é válido para chamar atenção das pessoas. Até hoje [sexta] vou tentar produzir outros slides”, diz o publicitário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/u/r/BaPBS9RYCACsB0DiGVhQ/projecao-sm.jpeg)
Leandro Druzian projetou imagens de conscientização contra coronavírus. — Foto: Leandro Druzian/Arquivo pessoal
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/n/W/qbQp5ERmAxoTvWv2yS2A/transmissao.jpg)
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1
Fonte: G1