Prefeitura de São Leopoldo identifica surto de contaminação de Covid-19 em moradores que trabalham em frigoríficos da serra

Segundo o órgão, 14 casos foram confirmados na manhã desta sexta-feira (1º), em funcionários dos frigoríficos Nicolini e JBS de Garibaldi.

A Prefeitura de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, informou nesta sexta-feira (1º), que detectou um surto de contaminação de coronavírus na cidade. Segundo o órgão, são 14 casos confirmados em moradores da cidade que trabalham em dois frigoríficos da serra gaúcha.

De acordo com o órgão, os moradores da cidade que estão infectados trabalham nos frigoríficos Nicolini e JBS, em Garibaldi.

Em nota a JBS afirmou que adota medidas de proteção recomendadas pelas autoridades de saúde, e não comentou o caso específico de Garibaldi. Leia a manifestação na íntegra abaixo. A reportagem também tenta contato com a Nicolini.

Mais de 100 leopoldenses trabalham nas duas empresas e todos estão sendo contatados para a realização de exame, de acordo com a prefeitura. Duas equipes da Secretaria da Saúde estão trabalhando nesta sexta-feira contatando os trabalhadores, agendando e realizando os testes.

Com a apuração, até o momento são 72 casos confirmados. O dado aponta que dos 72 casos positivos, 26 deles, ou seja 36%, tem como fonte de contaminação o local de trabalho fora de São Leopoldo.

No boletim da Secretaria Estadual de Saúde, são 46 confirmados. A diferença se dá porque a pasta só inclui casos que depois que eles foram testados pelo Lacen. Uma pessoa morreu pela doença na cidade.

Um boletim da Secretaria de Saúde, publicado na última quarta-feira (29), nove surtos da doença foram identificados em frigoríficos de aves, nas cidades de Passo Fundo, Marau, Garibaldi, Lajeado, Carlos Barbosa, Encantado e Tapejara. Mais de 120 funcionários foram diagnosticados com a doença.

Um deles morreu, e seis óbitos secundários, ou seja, quando morrem pessoas que tiveram contato com os infectados dentro dos frigoríficos, foram registrados. O MPT acompanha a situação.

Até esta sexta (1º), uma planta foi interditada no estado, da JBS de Passo Fundo.

Comunicado à prefeitura de Garibaldi

O prefeito Ary Vanazzi determinou duas medidas imediatas: emitiu um alerta urgente para a prefeitura de Garibaldi com relação ao surto no empreendimento, solicitando providências, e comunicou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para averiguação das condições sanitárias e epidemiológica dos empregados.

“Este caso é gravíssimo, precisamos denunciar isso. Vamos buscar as medidas urgentes para proteger a nossa população, estamos tratando com toda a seriedade esse tema”, afirmou.

A secretária de Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, afirmou que o município tomou as medidas necessárias e que todas as empresas foram oficializadas e receberam orientações quanto aos cuidados com o coronavírus, inclusive os frigoríficos.

As empresas foram fiscalizadas pelas vigilâncias epidemiológica e sanitária, informa a secretária, assim como pelo Ministério Público do Trabalho. Os casos positivos de pessoas de Garibaldi são acompanhados, e quem teve contato com os infectados deve passar por teste rápido.

Nota da JBS

A proteção dos colaboradores é o principal objetivo e prioridade absoluta para JBS. Desde o início da pandemia da Covid-19, a empresa vem adotando medidas para garantir a segurança, saúde e prevenção para todos os seus colaboradores. As ações adotadas pela JBS seguem as normas e recomendações técnicas dos órgãos de saúde do Brasil e do mundo, além de estarem em total conformidade com as orientações da consultoria clínica do Hospital Albert Einstein e de médicos especializados em Infectologia, que foram contratados especialmente para apoiar na construção de um protocolo robusto da empresa contra a Covid-19 para todas as suas unidades. Todas essas ações estão em vigor, entre elas:

– afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco;

– ampliação da frota de transporte;

– desinfecção diária das unidades;

– medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas;

– vacinação contra gripe H1N1 para 100% dos colaboradores;

– ações de distanciamento social;

– forte comunicação de prevenção e cuidados, entre outras.

Para saber mais sobre as medidas adotadas pela JBS no link