O trânsito da cidade deverá aderir ao sistema da Onda Verde, que é a sincronização de uma sequência de semáforos. O projeto envolve a Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania e a UNIPAMPA, através de um trabalho de conclusão de curso da acadêmica Andressa Trindade, sob a coordenação do professor Maurício Silveira dos Santos, engenheiro de tráfego do curso de Engenharia Civil da Universidade.
Nesta terça-feira, foi instalada pela UNIPAMPA, uma câmera na esquina da Praça Nova com rua Daltro Filho, para acompanhamento e coleta de dados 24h, durante uma semana, para monitoramento dos horários de pico. O trabalho representa custo zero para o município e será importante para o projeto de implantação da Onda Verde, conforme informou o coordenador da sala de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Uiliam Rodolfo Lopes Almeida. A instalação da Câmera foi realizada pelo eletricista da Prefeitura, Flávio Paim, que é responsável pela manutenção das câmeras de monitoramento na cidade.

O projeto Onda Verde é uma coordenação de semáforos em que uma corrente de trânsito recebe indicação luminosa verde numa sequência de uma determinada rede. O objetivo é de minimizar o atraso, congestionamentos e número de paradas das correntes de trânsito em pontos considerados críticos.
Após o monitoramento na Praça Nova, o equipamento será deslocado para outro ponto com a mesma finalidade.
O secretário de Segurança Pública Luciano Pereira, salienta que a implantação do Projeto Onda Verde atenderá ao pleito da comunidade, proporcionando maior e melhor fluidez no fluxo do trânsito do município.
DPCom PMA
—