Prefeitura terá incentivo fiscal para implantação de Parques aeólicos em Alegrete

Ainda no ano de 2015, Alegrete iniciou a fomentar a energia eólica aqui no Município com a criação do Comitê Municipal Pró Energia Eólica, instituído pelo Decreto Municipal Nº 177 de 15 de maio de 2015. O objetivo é fomentar e criar um ambiente favorável para a geração de energia eólica e para atração de empresas e serviços voltados a esta cadeia produtiva, além de interagir e articular com as políticas públicas existentes no âmbito federal e estadual vinculadas à referida cadeia.

Só que, neste tempo, pouco se ouviu falar no assunto aqui no Município, e na época em que se iniciou a tratar desse tema, o Comitê ficou de mapear os locais com boas correntes e direção do vento aqui em Alegrete, para saber onde tem mais potencial de gerar esta energia limpa e renovável aqui no Município.

O objetivo era fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias por meio de universidades, para a produção e geração de serviços que propiciem inovações e/ou qualificações tecnológicas neste setor.

A geração de energia eólica e para atração de empresas e serviços voltados a esta cadeia produtiva, além de interagir e articular com as políticas públicas existentes no âmbito federal e estadual vinculadas à referida cadeia. Também tem por objetivo fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias por meio de universidades, para a produção e geração de serviços que propiciem inovações e/ou qualificações tecnológicas neste setor.

Na manhã da última quarta-feira-4, foi protocolado o projeto de lei que concede incentivo fiscal para implantação, ampliação e manutenção de parques eólicos em Alegrete.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Jesse Trindade, o procurador geral do município, José Rubens Rosa Pillar e o diretor de Inovação e tecnologia da SEDETUR, Alex de Souza, entregaram ao presidente da Câmara, vereador Cleo Trindade, o projeto que estava em discussão há mais de um ano e foi elaborado pelo Comitê Pró-Energias Renováveis, juntamente com as secretarias municipais, empresários, produtores rurais e universidades.

De acordo com o secretário Jesse Trindade Santos, a implantação de parques eólicos comprovadamente traz um incremento de retorno de ICMS, além de gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, renda e desenvolvimento econômico do município.