Presidente da Câmara completa seis meses no cargo e aponta a economia como carro chefe da gestão

Aos 49 anos, o vereador alegretense Cleo Severo Trindade (MDB), dividi-se entre duas funções, além do cargo de vereador e Presidente da Câmara.

Há seis meses no cargo, a reportagem do Portal Alegrete Tudo visitou o chefe do Legislativo. À frente da Campereada Internacional e dos Festejos Farroupilhas, o vereador formado em administração tem uma agenda corrida. A entrevista no gabinete da presidência é regada por um bom chimarrão, companheiro inseparável do tradicionalista.

Cercado por uma assessoria que registra toda a documentação, Cleo não hesita em dizer que sente-se realizado pelo trabalho. Foi eleito por unanimidade entre os vereadores para assumir a presidência da casa, fato inédito que entrou para história do legislativo alegretense. Neste semestre, o presidente enxugou os gastos. Economia foi a palavra de ordem. O vereador pela manhã cumpre expediente como presidente, atendendo no gabinete presidencial, e no restante do dia reserva para desenvolver suas demandas junto à comunidade.

Num comparativo com o mesmo período do ano passado, a Câmara de Vereadores de Alegrete diminuiu em 50% os gastos com diárias. Também houve diminuição nos gastos com combustíveis e realização de cursos. Trindade prefere o olho no olho, conversa com todos colegas para chegar num entendimento que seja comum a todos.

Das melhorias implantadas nesse período, destaca a linguagens de libras no plenário. Um sistema apresenta em tempo real a tradução da fala dos vereadores em telão com sinais em libra. Em breve o mesmo mecanismo vai contemplar deficientes visuais.

A economicidade pauta a gestão do vereador que prevê para o segundo semestre colocar o projeto de revitalização do prédio da câmara em pauta. O forro e telhado será totalmente reformado. A necessidade é urgente devido a goteiras em alguns pontos, revela Trindade.

Durante a conversa se mostrou preocupado com as demandas mais urgentes da sociedade. As diversas apresentações e discussões de projetos na câmara evidenciam o trabalho dos vereadores, argumenta Cleo.

Sobre a questão dos méritos legislativos e títulos de cidadão alegretense, destacou que a cada semestre é permitido a cada vereador sugerir um mérito e um título, que passa pelo crivo das comissões até ser aprovado pelos vereadores em sessão ordinária.

A conversa só é interrompida, pelo montante de assinaturas em projetos e ofícios endossados pelo presidente que prevê mais uma manhã corrida no expediente. Assim como se acostumou a fazer desde janeiro deste ano, quando assumiu a presidência da Casa.

Júlio Cesar Santos