
As dificuldades para andamento de processos fez com que advogados realizassem uma manifestação na última segunda-feira (22), em frente ao Fórum pedindo melhorias no andamento do trabalho judiciário.
Sempre tem jeito de fazer o bem; veja o exemplo dessa padaria da cidade

Sabedor dessa demanda, o presidente da OAB do RS veio ao Município onde expôs o que a Ordem vem fazendo para melhorar o trabalho do Judiciário gaúcho.
Morador está inconformado com vizinho barulhento e sempre armado
Um dos avanços, disse Lamacchia, foi conseguir junto à Corregedoria, que os juízes realizem audiências presenciais, o que em muitas Comarcas não vinham realizando no Estado.

Também falou que os 92 novos juízes que iriam assumir em outubro, a Ordem conseguiu com que assumam, ainda em agosto, e concluam os dois meses de sua formação já na jurisdição. Quanto aos 600 servidores que serão distribuídos, a OAB mapeou as localidades que mais necessitam. Citou que tem Comarcas com dois anos de atraso nas audiências.
O presidente da OAB do RS falou, ainda, que vem recebendo críticas quanto à forma como abordou a questão do magistrado atender presencialmente, o que o faz acreditar que a Ordem está no caminho certo, atestou.

Já em relação a digitalização, disse que o sistema E PROC tem que ser automatizado e, por exemplo, numa petição inicial já intima para contestação, independente da ação do servidor.
Lamacchia diz que sua proposta é fazer uma grande caravana de Alegrete até a Corregedoria Geral de Justiça e levar os pleitos da Subsecção local.

O Poder Judiciário da Comarca de Alegrete mantém diálogo permanente com a Subseção da Ordem dos Advogados da Comarca de Alegrete, sendo que eventual inconformidade com decisões judiciais nos processos devem ser tratadas pelas vias recursais adequadas nos processos em curso e que as demandas para melhoria da estrutura de trabalho devem ser realizadas, como o são, perante a Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, disse o juiz Rafael Echevarria Borba direto do Fórum.