Primeira ciclofaixa de Alegrete, na Eurípedes, abre licitação

O edital para a licitação da primeira etapa do projeto de implantação das ciclofaixas em Alegrete foi publicado no último dia 31. O projeto, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, teve colaboração da ONG Transporte Ativo e Grupo Trilha Aventura, movimentos sociais que defendem o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo.

Simulação das ciclofaixas na Avenida Eurípedes Brasil Milano

A primeira etapa do projeto prevê a implantação de uma ciclofaixa (via compartilhada por pedestres e ciclistas) em toda a extensão da Eurípedes Brasil Milano, demarcada na pavimentação, junto ao passeio. Assim que estiver concluída, será ligada à ciclofaixa que será implantada na Avenida Rondon, com pictogramas pintados ao longo da Rua Eduardo Faraco.

A ciclofaixa será monodirecional, ou seja, uma em cada lado da via. Sendo assim, os estacionamentos serão retirados e, no seu local, será pintada a ciclofaixa com largura interna de 1,6m a contar do meio fio. Ao longo de toda a extensão da ciclofaixa serão colocados tachões sobre a marcação, espaçados entre si 4m em via reta e 2m nas curvas acentuadas, com refletivos voltados para o fluxo dos demais veículos da via, a fim de reforçar a sinalização. Os recursos para investimento na implantação serão oriundos do repasse do estacionamento rotativo.

Mapa das ciclofaixas na zona urbana de Alegrete. Primeira etapa a ser executada será na Avenida Eurípedes Brasil Milano

A abertura dos envelopes está prevista para 11 de abril. “Entendemos a instalação dessa etapa como essencial para a mudança de mentalidade da população. Precisamos pensar cada vez nos meios alternativos como viáveis para o desenvolvimento de uma cidade mais humana”, argumenta o prefeito Erasmo Guterres Silva.

OUTRAS ETAPAS –O projeto de implantação de ciclofaixas prevê a ligação das ciclofaixas da Eurípedes Brasil Milano à da Avenida Tiarajú no sentido zona leste-centro, utilizando pictogramas na Ponte Borges de Medeiros. Ligando ao centro, uma ciclofaixa percorrerá Avenida Alexandre Lisboa, seguindo pela Rua Venâncio Aires até a Avenida Dr. Lauro.

Já a Avenida da Integração, parte do projeto de Revitalização do Regalado, incluirá outros 2,5 km de ciclofaixa ligando a Avenida Braz Faraco com a Rua Daltro Filho. Ao todo, serão implantadas 12,5 km de vias compartilhadas para ciclistas, pedestres e outros meios de transporte alternativos.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *