Princípio de tumulto no banho de sol do Presídio de Alegrete

Na tarde de ontem(2), um pacote arremessado no Presídio gerou um pequeno tumulto e a Brigada Militar foi acionada para reforço na segurança.

No momento em que os apenados estavam no pátio, um deles percebeu que um pacote caiu sobre a tela. De imediato, ele escalou até a grade na tentativa de pegar a encomenda. O policial Militar que estava na guarita externa deu voz de comando para ele descer, devido à desobediência foi realizado um disparo de advertência(antimotim).

Sem conseguir pegar o envólucro e sem descer, o que poderia caracterizar uma tentativa de fuga, foram realizados mais alguns disparos, antimotim, e a Brigada Militar, através da PATAMO, foi acionada, assim como o policiamento ostensivo. Os apenados se revoltaram e jogaram várias pedras contra a guarita. Porém, em pouco tempo a situação já estava controlada e as imagens das câmeras de videomonitoramento vão auxiliar para identificar os autores. O pacote foi apreendido pela Susepe. Havia dois celulares, baterias e fones de ouvido, além de um alicate.

No mesmo dia também estava acontecendo a transferência de detentos. A chegada e saída, já estava programada. No total três apenados de Alegrete(lideranças negativas) e um de Uruguaiana foram transferidos, no sistema de rodízio existente. Três detentos estavam chegando.

No momento em que eles estavam sendo colocados na viatura xadrez, um dos presos ameaçou o agente da Susepe Clóvis Salbego. Ele também se feriu, ao quebrar um telha, no momento em que foi pegar a “encomenda”.