
No feriado de 8 de dezembro, a comunidade católica de Alegrete celebrou o Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. A festividade foi marcada por uma missa especial na Igreja Matriz, que contou com uma procissão de entrada composta por crianças vestidas em homenagem à Nossa Senhora da Conceição Aparecida e outros santos, em razão de graças alcançadas.
Leia mais:Colisão entre motos na rotatória da Assis Brasil deixa mulher ferida
A Santa Missa foi presidida pelo padre Silvano Mello e contou com a igreja lotada de fiéis. O pároco da Igreja Matriz, padre Pedro Navarro, destacou a importância da data e demonstrou emoção em sua fala inicial. Durante a cerimônia, o padre também mencionou o trabalho realizado pelos diáconos Diego de Macedo Caminha e Edson Luís Machado Bianchi.













































As festividades religiosas, que começaram em 29 de novembro com uma carreata saindo do Trevo do Arco em direção ao Centro, incluíram uma missa celebrada na Matriz com a participação dos representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Após a carreata, foram concluídos os nove dias de novena com uma programação que envolveu atividades gastronômicas apoiadas pela prefeitura, por meio da Sedetur, e outros parceiros.
Leia mais: Giovani Freitas, um locutor alicerçado na fé e de trajetória marcante em Alegrete
O ponto alto das celebrações ocorreu ao meio-dia do dia 8 de dezembro, na Sociedade Italiana, onde os fiéis participaram de um churrasco de confraternização.
Nossa Senhora da Conceição, conhecida também como Imaculada Conceição, representa o dogma católico que afirma que Maria foi concebida sem o pecado original. Sua festa foi instituída pelo Papa Sisto IV em 1477 e é celebrada em 8 de dezembro. No Brasil, ela é uma das figuras marianas mais veneradas, sendo associada à orixá Oxum na região Sul e à Iemanjá no Nordeste e em São Paulo.