
Neste dia 8 de dezembro, a comunidade católica de Alegrete reverenciou a Padroeira de Alegrete com uma procissão que saiu com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida da comunidade Santa Tereza( Praça Nova).
Ocorreu uma parada em frente à Câmara de Vereadores para orações e, na sequência uma Missa na Igreja Matriz presidida por Dom Mário Angonese . Às 12h almoço festivo no Salão Paroquial.
Na semana que antecedeu a procissão foi realizada uma novena para preparar o grande dia da Padroeira,” que zela e protege o nosso município e todos os que aqui habitam”. A escolha de Maria- mãe de Jesus, aqui batizada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, vem desde a época em que Alegrete surgiu na Capela Queimada, destaca o sacerdote.
A primeira imagem da Santa (lá da Capela Queimada no Inhaduí) está num local protegido na Igreja Matriz em Alegrete.
Já a imagem que estava na procissão fica no altar da Matriz e muitos fiéis, todos os dias, vão à igreja agradecer por graças alcançadas ou pedir proteção.
Esta foi a 2ª edição da novena solidária, com Maria somos guiados pela palavra de Deus. O objetivo foi arrecadar alimentos para montar cestas básicas às famílias carentes de Alegrete. Ainda não foi repassada a quantidade arrecadada. Os coroinhas também participaram da Procissão, assim como, o prefeito Márcio Amaral, vereadores e secretários.
Flaviane Antolini Favero
Fotos: PAT e Simone Paz