
Mesmo no dia mais frio desse mês de julho, a professora Doutora em História Paula Vanessa Paz Ribeiro, da EMEB Murilo Nunes de Oliveira – do Pólo da Conceição trouxe seus alunos do Ensino Médio para uma aula diferente aqui na área urbana.
Alegretense, longe há 35 anos, carrega muito vivas as imagens da sua terra

Monumento ao poeta Mário Quintana
Ela levou seus alunos para conhecer a história de vultos que estão eternizados em monumentos, aqui na cidade, no projeto de ensino de história e educação patrimonial: Os lugares e memórias de Alegrete.
Policiais da BM foram convidados especiais no aniversário da pequena Elza Cecília
No total foram visitados 11 monumentos e mais o Museu do Gaúcho. Dentre os locais estão: Oigaletê, Piá de Estância, Manoel de Freitas Valle, Getúlio Vargas, Borges de Medeiros, homenagem às mães, Monumento ao Expedicionário, poeta Mário Quintana, Rui Ramos, Negrinho do Pastoreio Triunfante e Milonga. Em cada um a parada houve explicações da professora Paula, aos olhares e ouvidos atentos dos estudantes sobre a história e importância de cada um dos vultos que estão em locais públicos de Alegrete.

Busto do presidente Getúlio Vargas
-O projeto de ensino de História e Educação Patrimonial que estou desenvolvendo tem o objetivo de estimular a observação, problematização e análise dos lugares de memória de Alegrete. Antes dessa saída de estudo, estudamos os conceitos de memória, patrimônio e identidade e analisamos o significado destas categorias em nosso cotidiano, cita a professora com doutorado em História pela UFRGS.
Jovem relata agressão e abuso antes da prisão de companheiro por tentativa de homicídio

Monumento ao Oigaletê (1985 do artista Henrique Radomski de Porto Alegre
O professor de história do Polo da Conceição, Jeferson Costa Leite, acompanhou o grupo neste aula diferente que instiga a conhecer mais sobre quem se destacou na história do Brasil e do Rio Grande do Sul.

