
Foi dada a largada. E a primeira ouvinte a abrir o cofre da Nativa foi a professora Janaína Saldanha Fagundes. A educadora foi a primeira de muitos que buscarão a solução para os enigmas/charadas, de muitas outras experiências, numa brincadeira que envolve ouvintes e que teve uma adesão extraordinária.
A brincadeira mostrou que mexe com o imaginário das pessoas, com a percepção, com o raciocínio, conhecimento e intuição. Enfim, são vários sentidos que são provocados numa charada, porque ela diz coisas de maneira subjetiva e induz pra coisas que são culturais. Então, essa é uma nova modalidade de interação que a Nativa está buscando, aproveitando as redes sociais, notadamente o Facebook, pra interagir com seus ouvintes.
E muitas outras novidades que vão vir agora, a partir desta semana. O cofre da Nativa sempre vai ser na Página da Rádio, no Facebook da rádio, divulgado pela rádio e as pessoas devem ir à página pra pra digitarem a senha que vai abrir o cofre. A primeira experiência foi muito boa, mas muitíssimo boa, considerando o tempo que a charada ficou no ar, antes de abrir o cofre, quarenta e poucos minutos e 1.475 pessoas.
Outra curiosidade é que o sistema desenvolvido, o software, mostra em tempo real quem está monitorando qual a tendência, para que lado o público está indo. Tanto que, na primeira edição, a palavra que mais vou digitada foi Jesus. Depois vieral alguns outros nomes curiosos de políticos, nomes bíblicos, nomes da história e alguns que não tinham nada a ver com o propósito. “Talvez, pessoas que leram e não interpretaram e apostaram em vida, Nativa, Covid, vacina, entre outros. Nestes casos, mostra que as pessoas não atentaram para o texto, para conteúdo da charada.”- disse o diretor Executivo Jucelino Medeiros, idealizador do Cofre da Nativa e das charadas.
A vencedora dos 200 reais, a professora Janaína Saldanha Fagundes, que leciona nos anos iniciais, da rede estadual, disse que pensou em duas possibilidades, mas digitou Neil e foi certeira, já na primeira tentativa. Ela recordou que há anos atrás participou de um sorteio de uma promoção que tinha como nome bomba relógio e a última etapa era a mesma resposta e isso a marcou muito, pois errou. Então, nunca mais esqueceu e pesquisou sobre o primeiro homem a pisar na lua. Muito feliz, destacou que é ouvinte assídua e vai continuar participando da programação e dos sorteios.