Professores em contrato emergencial começam atuar nas escolas municipais de Santa Maria

Desde o dia 16 de março, já foram chamados 80 profissionais

Aos poucos a rotina das escolas municipais de Santa Maria vai sendo normalizada. Isso porque, 80 professores selecionados em caráter emergencial desde o dia 16 de março estão assumindo suas vagas. De acordo com a Secretaria de Educação, outros 30 profissionais devem ser chamados para assumirem nos próximos dias. Os contratos valem por até seis meses.

Na manhã desta segunda-feira, três novos professores assumiram na Escola Municipal Renato Nocchi Zimmermann. Desde o dia 20 de fevereiro, quando começou o ano letivo, alguns professores fizeram turnos a mais e, para que não ficassem sem aulas, a direção optou por tarefas alternativas:

— Fizemos um trabalho de resgate de autoestima, criamos normas de convivência, trabalhamos textos, debates e palestras. Fizemos o possível. Trabalhamos na sala de aula, na secretaria e, quando precisava, até ajudávamos na merenda. Os alunos estão felizes com a chegada dos novos professores, pois não teremos mais que fazer aquele troca-troca. Só esperamos que as nomeações sejam renovadas para não termos que paralisar as aulas no final do ano letivo — diz a diretora da escola Cleiva Peripolli.

Contudo, na mesma escola, ainda há falta de um professor de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, um para o 2º ano e, outro, para uma turma de pré-escola, que ainda não iniciou as aulas e tem 22 crianças na espera.

Segundo a secretária de Educação, Silvana Guerino, o município segue focado no Plano Municipal de Educação, focado em metas que assegurem políticas de valorização profissional:

— Apesar da demanda educacional ser dinâmica, sempre com um fluxo grande de professores, a chamada desses 80 profissionais é um ponto positivo. Estamos melhorando a condição das escolas e a necessidade dos estudantes está sendo suprida com equipes qualificadas— esclarece.

Em relação a data de um novo concurso de professores, a secretária informou que não há previsão, mas as providências estão sendo tomadas para agilizar o processo.

 Fonte: diário de Santa Maria