Profissionais da área de saúde recebem treinamentos em atendimento e suporte básico de vida

Durante 30 horas, 29 profissionais da saúde de Alegrete receberam um treinamento de Atendimento Pré Hospitalar – APH e Suporte Básico de Vida – SBV.

O curso foi realizado no município nos dias 19 e 20, junto ao auditório da Santa casa e áreas externas. O enfermeiro Cássio Bianchini organizou uma turma de profissionais da área de saúde, condutores de veículos de emergência, técnicos de enfermagem, enfermeiros, profissionais da UPA/Santa Casa e SAMU.

A empresa santa-mariense SETERS, através do tecnico responsavel enfermeiro Eduardo Campos, com larga experiência no ramo ministrou o curso durante dois dias em Alegrete. Com aulas práticas, atendimentos com vítimas de fraturas, reanimação cardio-pulmonar e diversas simulações em casos de resgate foram feitas pelos participantes. 

O objetivo do encontro segundo Eduardo Campos, é a atualização de protocolo de emergência e qualificação profissional. “Preparamos eles para fazer a diferença nas situações mais críticas”, destacou o profissional que menciona o ganho da comunidade em contar com profissionais mais preparados.

O APH tem como objetivos específicos preservar as condições vitais e transportar a vítima sem causar traumas iatrogênicos durante sua abordagem, como, por exemplo, danos ocorridos durante manipulação e remoção inadequada do interior de ferragens ou escombros.O Suporte Básico de Vida (SBV), oferecido aos pacientes no ambiente extra-hospitalar, consiste no reconhecimento e na correção imediata da falência dos sistemas respiratório ou cardiovascular.

Durante o curso foi enfatizado que a pessoa que presta o atendimento deve ser capaz de avaliar e manter a vítima respirando, com batimento cardíaco e sem hemorragias graves, até a chegada de uma equipe especializada.Um dos participantes dos cursos, o técnico de enfermagem e condutor de veículos de emergência Valdir knierim salientou a importância destas atividades: “Estamos sempre em um aprendizado. Sempre há espaço para o conhecimento, e quem ganha com isso são as pessoas para as quais vamos colocar em prática no momento de precisão “, comentou o motorista socorrista.

Eduardo adquiriu conhecimentos na Corporação de Bombeiros, SAMU e atualmente trabalha como tecnico em enfermagem no Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria.