
Além de estar presente em todo o território gaúcho, o PSE passará a funcionar de forma integrada com outro programa: o Geração Consciente, que realiza ações em 170 municípios. Ambos têm como público-alvo adolescentes e jovens em idade escolar.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Serão beneficiados mais de 1,8 milhão de estudantes, em 6,8 mil escolas da rede pública (estaduais, municipais e conveniadas). As atividades são realizadas nas escolas e em outros locais das comunidades, como centros de saúde, praças, ginásios esportivos, entre outros.
Em Alegrete, o Programa Saúde na Escola (PSE) iniciou suas atividades no último dia 27 de março, envolvendo as secretarias de Saúde e Educação.

O programa comporta 14 eixos prioritários que incluem desde saúde bucal e auditiva até prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde mental. O PSE é uma iniciativa do governo federal, desenvolvida no Estado por meio das secretarias da Saúde (SES) e da Educação (Seduc). Ele contempla ações essenciais, que são integradas aos projetos pedagógicos das escolas e que ocorrem nas áreas de abrangência das equipes de Saúde da Família.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

No município as ações são desenvolvidas por Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), que reúnem profissionais da saúde e educação. Envolvendo representantes da Atenção Básica, CAPS Infantil, Saúde Bucal e equipes pedagógicas. Cada escola atendida será acompanhada por uma Equipe de Saúde da Família de referência.

O programa já mostrou resultados expressivos em outros municípios, como redução de 30% nos casos de obesidade infantil e aumento na adesão às campanhas de vacinação.
Fotos: PSE/Alegrete