A Secretaria de Educação e Cultura, Esporte e Lazer está realizado nas EMEBs, igrejas e outros locais as pré -conferências para lançamento do Programa Sentinela.
O trabalho iniciou no último dia 9 de outubro e acontecerá até o 8 de novembro, quando equipes da Secretaria fazem a apresentação do Programa e seus objetivos às comunidades escolares em todas as regiões da cidade
,
O Programa Sentinela tem o objetivo de fazer com que, através das escolas, igrejas e UABA, as famílias possam ter pelo menos 15 minutos de atenção, por dia, com seus filhos, deixando de lado as mídias digitais e interagindo. A programação contempla atividades que possam envolver as crianças, como esportes e outros que venham ajudar os estudantes.
Este Programa vem para ajudar a grande quantidade de crianças, jovens e até adultos com problemas comportamentais, como depressão, pânico, automutilação, dentre outros apontados em pesquisa por amostragem em escolas municipais e estaduais de Alegrete.
A UABA é uma das parceiras do Programa, porque tem contato direto nos bairros da cidade.
Vera Soares Pedroso