Projeto busca conscientizar os grupos GLBT contra o HIV

grupo esperanca
O projeto Esquina Sem Homofobia aprovado pelo Ministério da Saúde, com o apoio da ONG – Grupo Esperança, sob a coordenação de Eliane da Silveira João Inácio Silva – presidente do Grupo Esperança, trata-se de relevante instrumento que busca conscientizar e chamar a atenção do público alvo (gays e de outros HSH, travestis, profissionais do sexo masculino, jovens homossexuais de 14 a 19 anos de idade) dos riscos eminentes na prática do sexo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os homossexuais têm até 11 vezes mais probabilidade de se infectarem pelo HIV. A epidemia na Região Sul estabilizou-se num patamar alto e com tendência ao crescimento. No Rio Grande do Sul, 20,6% da categoria de exposição refere-se a relações homo e bissexuais. No município não existia nenhum trabalho voltado a este público, aumentando assim a incidência de contaminação das DSTs e HIV/Aids. Alegrete, cidade universitária e de fronteira, reúne grande população flutuante de GLBT, muitos vivendo em área de risco social, com baixa renda e elevado índice de desemprego.
O projeto realizará suas atividades e ações diretas nos meios em que o público alvo frequenta (pontos de encontros, bares, eventos e praças) e ao mesmo tempo irá chamar a atenção dos demais dependentes direta ou indiretamente destes. Desta forma começa o incentivo a não discriminação, pois ainda vivemos numa sociedade, onde os homossexuais são vistos como pessoas inferiores, que atentam contra princípios, numa sociedade machista, permanecendo constante situação de vulnerabilidade desta parcela da nossa sociedade.