
Na noite da última quinta-feira (24), foi realizado o lançamento do Projeto Ciclo Vida em Alegrete. A Vidacard deu o pontapé inicial de um projeto para estimular além do uso saudável da bicicleta a prevenção dos ciclistas em relação aos acidentes no trânsito.
Com transmissão ao vivo na página pelo Facebook da Pop TV, o projeto contou com a participação renomada de três profissionais médicos, dois ciclistas convidados e a gerente da Vidacard Alegrete Ana Kátia França.
A gerente da clínica destacou que o projeto visa fomentar a prevenção dos usuários da bicicleta, e que uma gama de parceiros estão se somando ao projeto que a partir de agora vai para às ruas.
No ano que completa 2 anos em Alegrete, a Vidacard lança um projeto pensando na prevenção. Ciclo Vida- Sua saúde em movimento – o slogan já diz tudo e foi exatamente sobre isso que profissionais médicos atestaram em quase 2 horas de conversas.
O projeto nasceu através de uma ideia do Dr. Maurízio Padoin, o neurocirurgião em um dia de atendimento na clínica após o horário de almoço estava na frente da Vidacard e notou o trânsito intenso de bicicletas. Muitos na contramão e quase todos sem nenhum tipo de proteção.
Foi então, que comentou com a gerente que se pudesse fazer alguma coisa pensando nos usuários de bicicleta. Ana Kátia comprou a ideia e montou um projeto juntamente com Dr. Maurízio e o Dr. Juliano Pinto, ortopedista e traumatologista, ambos são ciclistas e apoiaram a ideia.
Durante o lançamento a gerente explicou que a partir de agora será organizado uma série de atividades visando a prevenção dos ciclistas e consequentemente o uso correto da bike.
O Dr. Juliano mencionou o alarmante índice de traumas sofridos por ciclistas. Membros superiores são os principais alvo numa queda de bicicleta e o capacete é o item obrigatório na vida de um ciclista.
Para o Dr. Maurízio, o crescente uso da bicicleta seja como meio de transporte e esporte precisa ser seguro. O profissional destacou que a prevenção é o foco do projeto.
O empresário e ciclista Fábio Mion, revelou que nos últimos dois anos as vendas de bicicletas dispararam em todo Brasil. Lembrou que há bicicletas de todos os tipos, e que os itens de segurança são os mesmos para todos. Um capacete e sinalização na bike são itens imprescindíveis para quem usa a bicicleta.
A psicóloga Cecimari Antunes, parabenizou a efetivação do projeto e disse que a prevenção é algo necessário e essa preocupação com o bem estar das pessoas é muito importante.
Integrante do Grupo Trilha Aventura Júlio Cesar Santos, destacou que em Alegrete existem muitos usuários da bike como transporte e também na prática esportiva. O ciclista comemorou que o município está com quase 10 km de ciclofaixa e ganha adeptos diariamente.
Na última contagem realizada em Alegrete, cerca de 1.200 ciclistas cruzaram a rótula do Centro Social em 12 horas de observação, local onde recentemente foi implantada uma ciclofaixa.
Na avaliação dos convidados, a bicicleta vem ganhando espaço na cidade e consequentemente a prevenção no trânsito se faz necessária.
O Projeto Ciclo Vida, agora vai ganhar às ruas com uma série de atividades educativas e recreativas respeitando os protocolos sanitários de prevenção a covid-19.
Júlio Cesar Santos Fotos: reprodução