
Na PL, Elaine declara “Baita Chão” o Município de Alegrete e dá outras providências.(SEI 13295-0100/23-9). Consta no Art. 1º. que fica declarado como “Baita Chão” o Município de Alegrete. Com Parágrafo único: Para fins do disposto no “caput”, o epíteto “Baita Chão” se refere à extensão territorial do município, a maior do Estado do Rio Grande do Sul. O Art. 2º. O epíteto “Baita Chão” fica reconhecido como relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Mulher, de Alegrete, acusada de homicídio foi presa em bar de Lajeado
Como justificativa, a deputada de Alegrete reitera que Alegrete é o maior município da região sul do Brasil em área territorial, com mais de 7.800Km², sua paisagem é marcada por imensas planícies de campos do Pampa com poucas ondulações e muitas pastagens e lavouras.
Além disso, o município é dono do maior rebanho bovino do estado, tem a economia baseada principalmente na agropecuária. Alguns ilustres alegretenses: Oswaldo Aranha (Político, Diplomata
brasileiro e Presidente da ONU), Demétrio Ribeiro (Deputado Federal e 1º Ministro da Agricultura do
Brasil), Mário Quintana (Poeta), entre outros.
Ela relembra que, Alegrete possui o Jornal mais antigo do Rio Grande do Sul e o 3º do Brasil, a Gazeta de Alegrete e seu patrimônio histórico consta com mais de 25 prédios Tombados no município, além de vários outros monumentos, entre estes bens destacam-se, o Canto Alegretense, letra de Antônio Augusto Fagundes e música de Bagre Fagundes, considerado um hino pelo povo alegretense, hoje conhecido mundialmente.
“A cidade tem o apelido de “baita chão” porque é a maior em extensão territorial do estado do Rio
Grande do Sul. Diante de todas as considerações expostas, solicito, o apoio dos demais parlamentares para aprovação da presente proposição”, pontuou a republicana.
O PL já teve distribuições em duas comissões e com pareceres favoráveis e resultado aprovado nos dois momentos.
Foto: Republicanos (Asscom)