
O evento, coordenado pela professora Íris Garaialde Peres, tem como objetivo principal preparar os estudantes para a escolha profissional, promovendo uma orientação contextualizada e alinhada às demandas do mercado de trabalho atual.
O projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo e incluiu aulas expositivo-dialogadas, testes vocacionais, pesquisas online e visitas técnicas a instituições como Unipampa, Urcamp, IFFar, Estância Santa Rita, UFSM e quartéis. Essas atividades culminaram em um seminário, onde profissionais de diferentes áreas apresentaram suas experiências e perspectivas sobre suas profissões, proporcionando aos estudantes um panorama prático e orientado para a escolha profissional.
Nos 193 anos muita cantoria feitio do Alegrete
Participaram como palestrantes: Dra. Adriana Lucke Stigger, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da URCAMP Campus Alegrete; Munah Maruf, enfermeira da Santa Casa de Caridade de Alegrete e da Clínica Cicatriclin; a veterinária Carina Figueira; o contabilista Nicélo Rodrigues Chagas; o advogado Rafael Faraco; Tenente Felipe Corrêa, do 12° BEComb.; bombeiro 1° sargento Bruno Ramos Pinto; engenheiro agrônomo Leonardo Cera; inspetora da Polícia Civil Michele Brombila; escrivão da Polícia Civil Dante Schmitz; professor Dr. Paulo Silas, coordenador substituto do curso de Engenharia de Software da Unipampa; sargento Diego Oribes Dorneles da Brigada Militar; psicóloga Sabrie Jappur; e engenheiro elétrico Cláudio Ernani da Costa Pedroso Júnior.

























A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professor Rodrigo Guterres. Alunos do Instituto de Educação Oswaldo Aranha, acompanhados dos professores Kátia Rocha e Carlos Augusto Dorneles, participaram do evento, assim como os docentes Emerson Melo da Costa, Pâmela Dorneles, Elenir Silveira, Mariélen Arnoud Dorneles, a coordenadora pedagógica Niura Vaz e o diretor Leandro Almeida. A professora Anna Peres, ex-diretora do Polo do Durasnal, atuou como cerimonialista.
A professora Íris Garaialde destacou a importância do projeto para os alunos do Ensino Médio, ressaltando o valor de conhecer as características e contribuições de cada profissão para a sociedade, apoiando a construção da identidade pessoal e profissional dos estudantes.