Projeto MTG e a Comunidade foi às escolas no Dia do Folclore

No dia do Folclore, realizou-se uma programação especial com as prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) da 4ª RT.

No último dia 22 de agosto as prendas acompanhadas pelo Departamento Cultural, através do diretor Marco Saldanha, estiveram na Escola Estadual Lauro Dornelles, nas turmas do turno integral. O Projeto MTG e a Comunidade Escolar, segundo Marco, tem como objetivo a integração entre as prendas e o Departamento Cultural, junto à comunidade escolar.

A proposta é trabalhar com as crianças e levar um pouco mais de conhecimento sobre a tradição gaúcha, cultura e, ainda, naquele dia foi abordado o tema Folclore pela data comemorativa.

Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos de determinada nação ou localidade.

O dia costuma ser bastante festejado pelas escolas. Algumas das atividades mais comuns que os estudantes podem desempenhar para aprenderem mais sobre a cultura e as tradições típicas de suas regiões são: ler lendas folclóricas em sala de aula; fazer uma adaptação de uma lenda folclórica em forma de teatro ou musical; reescrever um conto folclórico; aprender sobre a história do folclore e sua importância para a sociedade; apresentar danças temáticas folclóricas e preparar um prato típico folclórico.

A prenda Estela Ribeiro Rossi, 1ª Prenda Mirin da 4ªRT – apresentou a Lenda Salamanca do Jarau, contou história e usou bonecos de fantoches para encenação.  Já a 1ª Prenda Juvenil da 4ªRT, Bruna Chervenski, apresentou a lenda Negrinho do Pastoreio e para finalizar a 1ª Prenda adulta da 4ª RT, Emily Rodrigues falou sobre a lenda da erva mate. Ela demonstrou como deve ser feito o chimarrão e foi entregue um livreto contando todas as lendas, além de outras atividade de colorir e desenhos.

Todas as atividades são baseadas em algum tema, neste caso, foi o citado acima. Entretanto o tema central é Unindo gerações para Construir o amanha. Neste espaço, foi explicado como as lendas foram difundidas ao longo do tempo e que muitas delas são de conversas em galpões de estâncias, onde os mais velhos foram passando para os mais novos e assim sucessivamente, com isso, passando de geração para geração.

A avaliação, segundo o diretor do Departamento Cultural, foi e muito salutar. ” O desenvolvimento das nossas prendas diante do público é muito positivo. Pois é muito fácil falar de tradição para tradicionalistas, mas em ações como esta, que são crianças é muita responsabilidade. As prendas estão formando discernimento, a moral, o civismo e tem que expressar a tradição gaúcha de forma muito concisa e dinâmica, para que se consiga trazer essas crianças para o convívio dessa cultura e do tradicionalismo. A escola que já realiza o trabalho importante que é o turno integral, onde eles ficam o dia todo no educandário. Receber essa proposta de uma atividade diferente é bastante saudável a todos” – finalizou Marco Saldanha.