Publicado o edital do Programa Olivais do Pampa

Produtores tem até o dia 27 de junho para se inscrever

Campanha_gaúcha_já_tem_olivais_em_produção
Os proprietários rurais interessados em sediar a unidade demonstrativa do Programa Olivais do Pampa em Alegrete precisam buscar a Secretaria de Agricultura e Pecuária do município para a inscrição. O edital, publicado na página da Prefeitura do Alegrete e nos murais oficias no último dia 12, dá prazo até as 13 horas do próximo dia 27 para a manifestação de interesse.
O programa nasceu com zoneamento agroclimático da Embrapa Clima Temperado, que apontou a região sul do Rio Grande do Sul como apta ao cultivo das oliveiras. Assim, vislumbrou-se a possibilidade de introduzir uma nova opção de diversificação das atividades produtivas com alvo nos pequenos e médios produtores rurais.
A olivinicultura tem a finalidade de produzir azeite de oliva e azeitonas de mesa. Com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e parceria do Governo da Itália, o programa tem previsão futura de instalação de agroindústria beneficiadora de azeite extra-virgem e laboratório de certificação.
O produtor selecionado deverá disponibilizar área de, no mínimo, um hectare contíguo, cercado, em solo não sujeito a encharcamento, bem drenado, com facilidade de acesso, próximo a moradia e fonte d’água, regularizada junto ao Cartório de Registro de Imóveis e INCRA e/ou Termo de Cessão de Uso do INCRA em nome do proponente. Serão priorizados produtores com experiência em fruticultura de clima temperado, especialmente olivicultura, e que se enquadram no PRONAF.
O programa disponibilizará as mudas necessárias para a área definida e assistência técnica, cabendo à Prefeitura o preparo de solo para o plantio. Os insumos e serviços técnicos necessários para sua implantação ficam ao cargo do produtor selecionado.