
A expressão Quaresma é originária do latim, quadragésima dies.
A Quaresma é um período de preparação para a Páscoa, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. É um tempo de penitência, oração, caridade e abnegação. A Quaresma começa no dia seguinte ao Carnaval.
Leia mais: Lojas já trocam vitrines e apostam em roupas de meia estação
Em Alegrete, os fies católicos vivenciam a Quaresma com missa, orações e jejuns. Na igreja matriz o Padre Pedro Navarro, celebrou a missa que foi marcada pela imposição das cinzas em cada fiel presente, simbolizando uma reflexão sobre o dever da conversão, da penitência e da mudança de vida. Tempo de renúncia, pregou Padre Pedro. O desafio de viver em jejum, oração e esmola, reforçou.
Na paróquia Nossa Senhora Conquistadora, no bairro Santos Dumont, o padre Irineu Machado conduziu a primeira celebração da Quaresma de 2025. Na cerimônia, os fiéis foram benzidos com um pouco de cinza, proveniente de ramos queimados utilizados no Domingo de Ramos do ano anterior.
A Igreja orienta a prática de penitências como jejuns, obras de caridade e oração. Para os fiéis. A Quaresma começou neste dia 5 de março e termina em 17 de abril.