O Seminário do Q Comércio entregou premiação para mais de 80 empresas de diversas regiões do Rio Grande do Sul que alcançaram as metas estabelecidas no programa.
O reconhecimento foi em uma tarde de festa para 140 empresas do varejo do Rio Grande do Sul, premiadas no 5º Seminário do Q Comércio, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. A solenidade foi realizada na tarde da última terça-feira (08) no auditório Ipanema, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS).
De Alegrete quatro empresas foram destacadas pela qualidade e receberam o troféu na categoria Bronze:
Pretto Ar Condicionado
Laboratório de Análises Clínicas Luiz Fernández
Escritório Fonther de Contabilidade
Mecânica Rondon
Comprovação de que trabalhar com a Qualidade nas organizações pode significar ganhos financeiros, veio através do resultado de pesquisa feita com participantes do programa Q Comércio. Aproximadamente 85% dos entrevistados manifestaram-se dizendo que o resultado financeiro melhorou a partir da implantação das ferramentas oferecidas no programa. Na cerimônia de abertura, o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressaltou a importância da sistematização de processos dentro das empresas.
A solenidade entregou os troféus de reconhecimento para empresas divididas em 3 selos, que possuem critérios específicos: Ouro, Prata e Bronze.
Uma das atrações da tarde foi a palestra “A liderança em ambientes de incerteza e transformação”, de Marcelo Beltrand, mestre em Administração pela Unisinos e graduado em Marketing pela ESPM. Em sua apresentação, elencou características presentes em um líder como generosidade, temperança, paciência e humildade, entre outras. Inspirado nos gurus da administração, como Peter Drucker, o palestrante deixou recomendações para os participantes.
– Existe uma diferença brutal entre fazer o que se quer e fazer o que a empresa precisa – disse.
A iniciativa do programa Q Comércio faz parte de um longo planejamento da FCDL-RS que criou em 2007 a Agenda Estratégica da Classe Lojista. O objetivo é promover a qualificação do varejo gaúcho e o programa Q Comércio, alcançou pleno êxito nessa proposta, baseado em critérios da excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade).