Quem são os 09 candidatos mais votados do que o último vereador eleito, mas que ficaram como suplentes

O vereador eleito que teve menos votos em Alegrete foi Gilmar Martins (PCdoB), que contou com o apoio de 574 eleitores e entrou pelo coeficiente partidário.

Mas o que chama a atenção é que outros 09 candidatos tiveram mais votos que Gilmar, mas não conseguiram vaga no Legislativo, o que faz parte do processo. 

No domingo, 6 de outubro, Celeni Viana (PSDB) foi o 5º mais votado em 2024, mas não entrou. Ele e outros 8 candidatos que ficaram agora como suplentes são só mais um exemplo de que não basta ser bom de voto. Alguns já foram vereadores em outras legislaturas. 

Quociente eleitoral: é calculado pela divisão do total de votos válidos (excluídos os brancos e nulos) pelo número de vagas na Câmara.

O cálculo é o quociente partidário, que é a divisão do quociente eleitoral pelos votos válidos obtidos pelo partido ou federação. O resultado define o número de cadeiras a que o partido ou federação terá direito, que serão preenchidas pelos candidatos mais votados que tenham obtido individualmente, no mínimo, 10% do quociente eleitoral.

Caso não sejam preenchidas todas as cadeiras nessa primeira fase, entram na disputa aqueles partidos que atingiram 80% do quociente eleitoral. Poderão receber as cadeiras os candidatos que individualmente obtiverem 20% do quociente eleitoral. Se ainda sobrarem vagas, elas serão distribuídas entre todos os partidos de acordo com a média de votos.

Em suma, para ser eleito, depende do partido em que o candidato está e também dos concorrentes que ele tem dentro da própria sigla. 

Veja os 09 candidatos que tiveram mais votos do que o 15º eleito, mas ficaram de suplentes:

Celeni Viana PSDB – 967 

Iara Caferatti (MDB) – 708

Fábio Bocão (PL) – 683

Dileusa Veterinária (PDT) – 666

Rafael Faraco (PDT) – 625

Heili Temp (PP) – 617

Moisés Fontoura (PDT) – 600

Péti Carvalho (MDB) – 598

Dariano Moraes (PL) – 585

15º eleito – Gilmar Martins (PCdoB) – 574

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Jorge Newton de Souza Nunes

Dois erros na reportagem. Primeiro, Gilmar Martins foi eleito por média e não pelo quociente eleitoral, e face à Federação existente com outros partido; e segundo, Bocão só não se elegeu por estar com a candidatura sub judice e teve os votos anulados. Se não estivesse com a situação, seria eleito no lugar do Vaca Magra Menegheti.