Radares voltam às estradas da região central do Estado na terça-feira

De acordo com a PRF, objetivo das abordagens não é punir, mas sim conscientizar os condutores

prf

A segunda passagem da Operação Hermes pela Região Central já tem data: terça e quarta-feira. A equipe que coordena a operação está fazendo um tour pelo Estado e aplica uma estratégia diferente no combate à imprudência no trânsito: os policiais rodoviários federais se dividem em diferentes equipes no mesmo trecho. A primeira utiliza o radar para flagrar velocidade excessiva.

A segunda faz as abordagens e tenta coibir ultrapassagens irregulares e sinais de luz dados para alertar os demais condutores sobre a presença de fiscalização. A primeira passagem da Operação Hermes pela Região Central teve 148 multas aplicadas. Desses casos, 106 envolveram excesso de velocidade, a maioria na BR-392. A ação, realizada entre os dias 20 e 21 de agosto, também ocorreu na BR-290 e BR-287, nos trechos em que há mais registros de acidentes graves.

De acordo com Marcelo Ramos da Silva, chefe da 9ª Delegacia de Polícia Rodoviária de Santa Maria, a previsão é de que a fiscalização ocorra dia 26 de agosto na BR-392 e na BR-287. Na quarta-feira, dia 27 de agosto, a operação deve se estender pela BR-290. Os trechos de abordagem serão os mesmos escolhidos anteriormente. Com base nas estatísticas levantadas pela PRF,  as três das principais estradas federais da região tiveram, juntas, 652 acidentes em 2012, 725 no ano passado e 422 neste ano. Ao todo, foram 39 mortos desde 2012 entre os trechos avaliados. O trecho entre o Km 230 e Km 280 da BR-287 é considerado o mais violento de todos, com 20 mortes.

Fonte: Diário de Santa Maria

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *