Recanto do Ibicuí é desbravado pelo Ciclotur do Trilha Aventura

A 6ª edição do Ciclotur Rural, promovido pelo Grupo Trilha Aventura, foi em grande estilo.

Neste ano, o evento foi intermunicipal. Com 150 pessoas envolvidas, o Ciclotur contou com 80 ciclistas, oriundos de Santa Maria, Rosário do Sul, Uruguaiana, Manoel Viana e Alegrete.

A fria manhã de domingo (22), na tranquila cidade carinhosamente chamada de Pérola do Ibicuí, foi literalmente invadida por ciclistas.

A largada pouco depois das 8 h, da praça central emprestou um colorido especial às ruas de Manoel Viana. Em um pelotão eles saíram em direção à ERS-176. Um grupo de cinco crianças chamou a atenção em meio a famílias inteiras pedalando.

“A gente quer passar o que é bom para eles”, comenta a mãe de um casal de filhos, que pedalavam como gente grande em uma estrada de chão batido.

Os primeiros 9 km, foram num estradão em meio a subidas e descidas. No Ciclotur ninguém fica para trás, a cada trecho percorrido o pelotão se compactava novamente.

Os 11 quilômetros seguintes foram de pura adrenalina. Em um corredor, os ciclistas esbanjaram técnica e muita resistência.

O pit-stop, foi na Fazenda Pousada Recanto do Ibicuí. A chegada foi aplaudida pelo proprietário, Elesbão, e integrantes da Equipe Tio Bida de Manoel Viana.

Na lindíssima propriedade, um café reforçado com direito a bolo, cuca e um pãozinho de cachorro-quente, com café ou refrigerante reabasteceu a turma.

Ali ciclistas fizeram fotos, e confraternizaram mais um sucesso do passeio que integra o Circuito Trilha Aventura. Cada participantes somou 10 pontos, na competição.

O retorno para cidade foi mais um desafio. Restando 20 km para chegar no centro do município, estradão com trechos recém patrolado e vento contra desafiou os ciclistas, que completaram o trajeto com êxito.

A chegada no Bar da Tia Laura, foi um brinde para turma que empoeirada saudou mais um Ciclotur rural promovido pelo Grupo Trilha Aventura.

Um saboroso almoço fechou mais um evento com o selo Trilha Aventura. Muita amizade, parceria, e o gosto por pedalar. Além de brindes sorteados, cada cicloturista recebeu no kit, uma linda camiseta alusiva ao evento e a placa personalizada, item encarado como prêmio pelos ciclistas que participam do Ciclotur.

Segundo um dos integrantes do Trilha Aventura e organizador dos eventos, Luciano Brasil, o próximo Ciclotur promete mais novidades ainda. A tradicional prova contra-relógio será a próxima etapa do Circuito Trilha Aventura.

Confira os registros do ciclista e fotógrafo Vagner Torres:

Júlio Cesar Santos Fotos: Vagner Torres e reprodução