A Administração Municipal reuniu presidentes das associações de moradores de bairros no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, o encontro teve como pauta a enchente do Rio Ibirapuitã e do Arroio Regalado. O prefeito Erasmo Silva e a vice-prefeita Preta Mulazzani coordenaram o trabalho.
A reunião articulou com os presidentes das associações de moradores sobre a formação de comitês de auxílio em casos de futuras enchentes. A proposta é de que cada associação de moradores terá uma comitê formado por cinco pessoas, sendo o presidente ou presidenta da associação e mais quatro pessoas. Eles vão receber treinamento regular da Defesa Civil para agir nos primeiros sinais de enchente.
Com a formação dos comitês, o trabalho de auxílio não fica centralizado apenas no presidente da associação, que pode dividir tarefas e otimizar o tempo e, assim, ajudar mais pessoas e orientar sobre as ações preventivas para evitar perdas materiais.
CADASTRO ATIVO –As Estratégias de Saúde da Família (ESF) vão também ajudar no cadastro das pessoas vítimas pela enchente por meio de busca ativa. Os agentes comunitários de saúde das ESFs localizadas nas regiões que sofreram com a inundação irão ao encontro das pessoas que estão acampadas na rua ou abrigadas em casa de parentes e que ainda não fizeram seu cadastro, para realizarem o levantamento do perfil social das famílias afetadas pela enchente.
Foto: Gildo de Freitas