RGE inicia a segunda fase do arborização mais segura em Alegrete

Supressão de árvores em risco e plantio de mudas começam em setembro.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (8), na prefeitura de Alegrete, representantes da RGE apresentaram ao poder público da cidade o plano de manejo que integra o projeto Arborização + Segura e que terá início a partir do próximo mês.

Nesta fase, equipes da RGE iniciam as ações de substituição de 344 árvores que representam risco ao sistema elétrico e à segurança da população. Em contrapartida, a distribuidora dá início, no mesmo período, ao plantio de outras 600 novas árvores na cidade, com término previsto em dezembro próximo.

O projeto Arborização + Segura, realizado pela RGE em parceria com a Prefeitura de Alegrete, promove maior segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivam de forma mais harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como as redes de água, esgoto, telefonia, elétrica, calçamentos, iluminação pública, entre outros.

As novas mudas que serão plantadas são de espécies e porte adequado para cada local da cidade conforme definição e orientação da equipe da Prefeitura, com base em critérios técnicos ambientais, de segurança e interferência recorrente na rede elétrica, respeitando sempre as estruturas urbanas e os espaços disponíveis e adequados ao pleno crescimento daquela espécie.

As compensações ambientais destas ações seguem rigorosamente o estabelecido nas legislações Estaduais e Municipais vigentes, bem como a aceleração da regeneração das ruas que passarão pela revitalização.

A interferência de vegetais na rede elétrica é a causa de 2/3 das interrupções de energia na área de concessão da RGE. Principalmente em dias de vento, mesmo com as podas preventivas realizadas, galhos e árvores avançam sobre as redes ocasionando o curto circuito entre os cabos e outros componentes do sistema elétrico, causando a interrupção do fornecimento de energia a população. Neste sentido, a RGE está desenvolvendo, com diversas cidades, o projeto Arborização + Segura, a fim de reordenar a arborização urbana dos municípios e diminuir as interferências de vegetais na rede elétrica, contribuindo para a segurança e melhoria na qualidade de vida da população.

Assessoria de Imprensa