Entrevista:
O alegretense Ricardo Severo Ferreira, 25 anos, é alegretense e se especializou na arte de tatuagem. Com diversos cursos, especializações na área, mantêm um estúdio na cidade. Requisitados por muitos clientes, ele domina a arte, tem talento para o desenho e realiza trabalhos de tatto dos mais diferentes tamanhos e desenhos diversificados.
O Portal Alegrete Tudo foi conferir o trabalho do tatuador. Confira a entrevista na íntegra:
Portal: Como iniciou essa trajetória de tatuador ?
Ricardo: Fui convidado para ser tatuado por uma amiga que estava começando a aprender a tatuar. Então por eu ser desenhista desde jovem comecei a me interessar pela arte de tatuar, e comecei a trabalhar no estúdio de um amigo meu.
Portal: A quanto tempo está nesta arte?
Ricardo: Sou tatuador há 3 anos, sei que ainda sou novo em tempo de trabalho, mas cada dia é uma constante aprendizagem, e me aprimoro a cada trabalho por mais simples que seja. Amo o meu trabalho, tatuar é minha vida e acredito que, quando temos prazer naquilo que fazemos, não trabalhamos nenhum dia em nossa vida.
Portal: Qual o preconceito da tatuagem?
Ricardo: Hoje em dia não há tanto preconceito quanto alguns anos atrás, mas nós tatuadores e os tatuados ainda sofremos um certo preconceito, perante os olhos das pessoas que não reconhecem a tatuagem como arte e acabam banalizando este trabalho.
Portal: Em média você faz quantos trabalhos por mês?
Ricardo: Depende muito da época e da procura pelo trabalho, mas em geral atendo entre 15 e 20 clientes por semana, uma média de 60 clientes ao mês.
Portal: Tem alguma referência pelo desenho, estilo da “tattoo” ou é todas que domina?
Ricardo: Trabalho com vários estilos de tattoo, mas em geral tenho uma certa preferência por trabalhos Preto e Sombra, gosto dos efeitos de profundidade que as sombras incorporam no desenho.
Portal: Qual o local e figura mais inusitado que você já tatuou?
Ricardo: Já fiz vários desenhos inusitados em locais mais íntimos, muitas vezes foram “cover up’s” (cobertura de tattoo), para cobrir nomes ou desenhos que não foram muito bem executados.
Portal: E essa história de sentir dor, é verdade que muitos choram durante a sessão?
Ricardo: A dor da tattoo ainda é algo muito assustador para as pessoas que ainda não tem nenhuma, mas é como se fosse uma ligeira queimação superficial na pele Dói, mas é absolutamente suportável. Há sim casos de algumas pessoas que são mais suscetíveis a dor que acabam chorando e reclamam um pouco no início, mas logo após o susto inicial percebem que é uma dor bem suportável e se acalmam.
Portal: Existe alguma regra para fazer tatuagem? O cliente chega já decidido ou leva dias para fazer uma?
Ricardo: Não existe uma regra em geral, só se o cliente deseja fazer uma manga no braço, que seria a cobertura total ou parcial do braço, então é sempre bom seguir o mesmo padrão de desenho, como temas orientais ou tribais e maoris, mas a maioria das pessoas já chegam decididas do que pretendem fazer. Dependendo do trabalho a ser realizado leva alguns minutos, horas ou então dias, principalmente tribais ou maoris são as mais demoradas, levando várias sessões divididas em alguns dias.
Portal: Como é o teu trabalho no estúdio?
Ricardo: No meu estúdio eu priorizo sempre o melhor para cliente, o ambiente climatizado e higienizado, material esterilizado, só uso tintas registradas e liberadas pela ANVISA. Sempre é feito o agendamento dos clientes com antecedência, assim fica melhor o atendimento, proporcionando total atenção para cada um.
Portal: O que você como profissional tem a dizer para aqueles que estão indecisos e pensam em tatuar o corpo?
Ricardo: Sempre digo aos meus clientes que pensem muito antes de se tatuar, muitas pessoas ainda fazem a tattoo somente porque acharam bonito, mas o ideal é fazer algo com simbolismo pessoal ou sentimental, porque quando a tatuagem é escolhida no impulso o cliente pode se arrepender depois, há maneiras de corrigir como o “cover up” ou então a remoção total por cirurgia a laser, mas qualquer uma das alternativas requer pensar muito, e no caso da cirurgia a laser a pessoa deve desembolsar um bom dinheiro para realizar. Então o meu conselho é pensar muito antes de tatuar algo de que você possa se arrepender.
Portal: Qual o maior número de tatuagens que um cliente seu já fez?
Ricardo: Eu tenho clientes que já possuem trabalhos de outros tatuadores antes de começarem a tatuar comigo, mas tenho muitos clientes que fizeram sua primeira tattoo comigo, e hoje em dia alguns já possuem boa parte do corpo tatuada.
Por; Júlio Cesar da Luz