Rodrigo Goulart: paixão sobre rodas

O Portal Alegrete Tudo entrevistou esta semana, o alegretense Rodrigo Goular, que desde a infância pegou o gosto pelo ciclismo. Quando parou de pedalar para ir trabalhar, descobriu as trilhas de moto, e a paixão sob rodas prevaleceu. Hoje, participa de competições, tanto de bike como de motos. Confira a entrevista com o ciclista e motociclista de Alegrete.

Portal: Desde quando pratica o ciclismo?

Rodrigo: Comecei no Mountain Bike em 2002, tinha 16 anos, já participei de vários campeonatos regionais e algumas etapas do Campeonato Gaúcho e do Brasileiro também. Mas, pela necessidade profissional, tive que me afastar da bike por sete anos… agora estou de volta.

goulart chegada mtb

Portal: E o Velocross, é novidade na tua atividade?

Rodrigo:  Sim, claro, como te disse, retornei ao lazer como trilheiro de moto. Participei de várias trilhas pelo Rio Grande do Sul, mas sempre com espírito competitivo. Comecei a praticar o Velocross faz um ano e meio e, já no primeiro ano, consegui completar o calendário da Copa Centro Oeste de Velocross 2014; em duas baterias até 200cc, que é a potencia da minha moto, consegui fechar o ano como campeão na Categoria Promocional e vice na Categoria Intermediária Promocional.

goulart moto barro

Portal:  No Mountain Bike, você disputa várias competições. Alguns títulos na modalidade?

Rodrigo: Sim, tem inúmeros. Voltei a pedalar e treinar de bike há quatro meses, e já com bons resultados. Segundo colocado na 1° Etapa Copa União, e agora estou me preparando para o Fronteirão de MTB. Em ambas competições, pretendo ficar entre os melhores de 2015.

goulart pódio bike

Portal:  E os treinos, como concilia a bike e moto?

Rodrigo: Durante a semana, faço treinos curtos de bike, porque o tempo é menor e, nos finais de semana, quando não tem competição de moto, no sábado e no domingo faço treinos de fundo, acima de 70km de bike.

goulart speed

Portal: De onde vem essa paixão por esportes sobre rodas?

Rodrigo: Gosto de bike desde a infância e conheci o Velocross através das trilhas de moto que participei quando fiquei distante da bike. É pura adrenalina, e os esportes fazem bem para a saúde e a mente.

goulart trilheiro

Portal:  São esportes caros. Tens alguns patrocínios ou banca tuas participações nas competições?

Rodrigo: Exatamente. Esportes caros que variam os custos. A moto tem o combustível e a mecânica. Já a bike,  tem os pneus e transmissão que são mais caros e gastam mais rápido. Não falo em patrocínio, mas sim em apoio. Toda empresa que me ajuda com algum produto, seja alimento ou combustível, já está incentivando… e muito.

Portal: Alegrete tem muitos ciclistas. Como você avalia esse movimento na cidade?

Rodrigo: Estou muito feliz em ver a cidade com tantos ciclistas. Um movimento fantástico com passeios noturnos e trilhas nos finais de semana. Vejo muita gente também trabalhando em prol do esporte que precisa ser valorizado. A gurizada está de parabéns.

goulart movimento

Portal:  Qual o recado que tu deixa para quem tá começando nas bikes?

Rodrigo: Só tenho a dizer para aqueles que estão começando a pedalar que tenha muita paciência e força de vontade. Só através do treino contínuo que vai ter bons resultados.

goulart moto capa

Portal:  Se tivesse que escolher entre competições de Mountain Bike e Velocross. Qual ficaria?

Rodrigo: (risos), É difícil escolher, porque tem mais pessoas atrás disso tudo. Tenho minha equipe de Velocross que, em algumas corridas, não posso deixar e, também na bike, tenho outras pessoas que me apoiam nas provas do campeonato. Fico com as duas (risos).

goulart bike capa

Por: Júlio Cesar Santos