Na última semana, mais um grande trabalho foi realizado através da Secretaria de Assistência Social do Município. Por meio da Ronda Noturna, com apoio da Brigada Militar e Samu, um casal foi retirado da rua depois de várias tentativas. Nas primeiras abordagens eles fugiram, contudo, à noite, devido ao estado de debilidade e todas as denúncias referentes ao casal, a ação conjunta teve êxito e a mulher ficou internada na ala psiquiátrica da Santa Casa.
De acordo com a secretária Iara Caferatti, muitas vezes, a equipe é recebida com resistência, porém, todo o trabalho é voltado a suprir as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade.

A ação é para identificar e acolher principalmente pessoas que ficam nas ruas devido à dependência química ou do álcool. Todas as noites, a equipe circula nos locais mais propícios onde eles ficam, como Estação Rodoviária, Maria Fumaça, Centro Cultural, Praças e arredores do centro.
No caso desse casal, a mulher já estava numa situação critica em razão da dependência do crack e álcool. A avaliação dela foi muito mais preocupante do que o companheiro, que também e usuário.
A Secretária explica que cada caso é tratado de forma individual. Há aqueles em que se faz necessário o apoio do SAMU e da Brigada Militar, pois a pessoa está em uma situação de drogadição ou de alcoolismo e não tem condições de responder por si. É feito o encaminhamento inicialmente à UPA e, posteriormente, à rede de proteção para atender o caso, CAPS AD, CAPS entre outros. Também é oferecido alimentação e cobertores, em dias frios.
Se alguém perceber alguma pessoa em situação de vulnerabilidade pode entrar em contato através do telefone 55 9 9148 4037.
Flaviane Antolini Favero