
Em contato com Inspetoria Veterinária de Alegrete, foi informado que não houve embarque de animais do Município, para esta exportação.
O segundo embarque de terneiros no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, neste ano, foi operacionalizado no fim de semana.
Motorista de Alegrete tem caminhão roubado e é libertado após cinco horas em cativeiro
Ao todo, serão exportados 5,4 mil machos de até 12 meses, tendo o Egito como destino. Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) acompanham todo o procedimento, realizando a fiscalização sanitária, a observância do bem-estar animal, a verificação dos exames obrigatórios e a emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs) necessárias.
Rotativo repassa mais de R$ 29 mil à Prefeitura no primeiro trimestre
De acordo com o supervisor regional substituto da Seapdr em Pelotas, fiscal estadual agropecuário Leonardo Mortagua de Castro, os animais estão todos concentrados no Estabelecimento de Pré-Embarque (EPE), no município de Cristal, cumprindo o período de quarentena exigido pelo país importador.
O embarque dos animais iniciou às 11 horas de sábado (30) e o procedimento se estendeu por 24 horas ininterruptas. Os trabalhos de embarque, no Porto de Rio Grande, ficam a cargo dos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O primeiro embarque de terneiros em 2022 ocorreu em 19 de março, quando foram exportados para o Egito 5,2 mil animais. No final do ano passado, em 29 de dezembro, mais de 11 mil terneiros foram embarcados para o mesmo destino. Foi o primeiro e único embarque de animais vivos no Rio Grande do Sul em 2021.
Fonte: Assessoria