
Estamos no Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Elizabet Souza, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), abordou as ações do Dezembro Vermelho, campanha dedicada à conscientização sobre a prevenção e o tratamento do HIV/Aids.
Leia mais: Homem com grave problema de saúde precisa de ajuda para realizar cirurgia
O SAE, que atende no Centro Social Urbano, é um serviço da Secretaria da Saúde que oferece consulta, acompanhamento e medicação a quem tem alguma doença sexualmente transmissível em Alegrete, com atendimento de profissionais de saúde.

SAE- Centro Social Urbano
Elizabet Souza lembrou da importância de intensificar as estratégias de prevenção e diagnóstico, destacando os avanços nos métodos disponíveis, como a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), além do incentivo ao uso do preservativo e ao teste rápido de HIV.
“A conscientização e o acesso às ferramentas de prevenção são fundamentais para enfrentarmos o preconceito e ampliarmos o cuidado com a saúde da nossa comunidade”, afirmou.
O Dezembro Vermelho é uma oportunidade para refletir sobre os desafios e avanços no combate à Aids, reforçando a mensagem de que a informação e o cuidado coletivo são as maiores armas contra a epidemia.