Agora, serviço agiliza atendimento com ajuda da tecnologia
São 4 anos de história do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Alegrete. De lá para cá, muitos chamados, muitas vidas socorridas, muitas experiências que não se apagam da memória dos servidores que prestam o atendimento. É verdade que eles estão sempre em ritmo acelerado, pois estão tratando de vidas, e isso é uma URGÊNCIA.
Não tem dia, nem hora. A qualquer instante o chamado pode acontecer, mas eles estão de prontidão. Assim é a vida agitada do pessoal que trabalha no SAMU.
O Portal Alegrete Tudo visitou a base do SAMU localizada no Complexo de Saúde da Zona Leste, no bairro Capão do Angico. A equipe conta com seis motoristas de veículos de emergências e cinco técnicos em enfermagem. A unidade dispõe de 12 plantonistas, dois profissionais, um técnico e um motorista. O número 192 é uma Central de Regulação de Emergências Médicas que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros, por telefone, através da tele-medicina. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Daí em diante, o atendimento conta com um aplicativo chamado “Saphmóvel”, o smartphone é acionado com localização e situação real do ocorrido.
Em Alegrete, o coordenador geral da unidade, José Eduardo Lopes afirma que com esse aplicativo ficou mais ágil o atendimento. A média diária é 3,91 atendimentos na unidade. Tem dias que duplica os atendimentos. Em sua maioria, os chamados são para atender pessoas envolvidas em colisões automobilísticas; problemas respiratórios; neurológicos, cardiovasculares e quedas de idosos. No dia do aniversário, quinta-feira (10), o Samu registrou três ocorrências durante essa reportagem.
Inovações no atendimento
A tecnologia chega também na área da saúde. Agora, através de um aplicativo acionado na unidade local, o SAMU atende chamadas para salvar pacientes que estão sofrendo ataque cardíaco. Infelizmente, 60% das chamadas ainda são trotes.