
Até semana passada foram registrados 26 chamados desse tipo, número significativamente superior à média do SAMU Mental, que costumava registrar cerca de cinco atendimentos mensais. A informação é da enfermeira responsável técnica, Carla Santos.
Diante desse crescimento na demanda, ela reforça a importância da população utilizar os canais oficiais para solicitar atendimento. O SAMU está disponível 24 horas pelos números (51) 33200-100 e (51) 33200-192. Ela alerta que não devem ser feitas ligações para os números pessoais dos profissionais, uma vez que a legislação estadual estabelece diretrizes específicas para a regulação e operacionalização dos atendimentos.
O novo coordenador do serviço de saúde mental de Alegrete, Itamar Rodriguez diz que a porta de entrada para atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos, em Alegrete, são as EFS da rede Pública de Saúde, a Upa ou o terceiro turno.
O aumento dos casos psiquiátricos reforça a necessidade de conscientização sobre a importância da assistência especializada e do acesso correto aos serviços de saúde mental. O SAMU segue atuando de forma eficiente para garantir suporte adequado às ocorrências, respeitando os protocolos de segurança e atendimento humanizado.