Santa Casa inaugura o AGAR, Ambulatório de Gestação de Alto Risco

Um serviço diferenciado para gestantes de alto risco. A parti de agora a Santa Casa de Alegrete conta com um atendimento especial, o Ambulatório de Gestação de Alto Risco-AGAR. O serviço é referência para os 11 municípios que fazem parte da 10ª Coordenadoria de Saúde. A inauguração foi na tarde de segunda-feira(8).

O espaço foi organizado para receber as mamães no antigo Pronto Socorro do hospital. No local, as gestantes de alto risco que apresentarem qualquer agravo durante qualquer período gestacional, terão consultas reguladas pelo Estado e o atendimento de uma equipe multidisciplinar que vai contar com obstetra, psicóloga, assistente social, pediatra, fisioterapeuta entre outros.

O AGAR foi constituído dentro de um novo paradigma para a saúde pública, onde toda a infraestrutura é preparada para oferecer um atendimento humanizado e aconchegante para as futuras mamães. O serviço estará disponível todos os dias da semana.

“As gestantes que precisarem um atendimento especializado por alguma situação de agravo à saúde terão aqui o suporte necessário já a partir deste mês de julho”, falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, na inauguração. Ela ainda lembrou que a UTI Neonatal também é uma das referências da região e que isso vem a complementar de forma integral todo o trabalho realizado.Também estavam presentes no evento uma equipe de consultores do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

O Estado repassará ao hospital R$ 34 mil mensais para manter o ambulatório, junto com o restante do valor do contrato entre entidade e governo. O ambulatório fará parte da linha de cuidado materno-infantil que inicia na Atenção Básica, nos postos de saúde, proposta pela Planificação de Atenção à Saúde.

Secretária de Saúde do Município Bianca Casarotto ressaltou que o serviço regional vai disponibilizar as vagas através do SISREG – Sistema de Centrais de Regulação, para todas as gestantes com casos pertinentes para este atendimento. Serão 60 consultas/mês distribuídas nos 11 Municípios que correspondem à 10ª CRS. É um serviço regional e estadual, mas será muito importante para Alegrete que já conta com a UTI Neonatal” – completou.

O Diretor da Santa Casa,  João Alberto Pereira, falou que foi de extrema importância a presença da Secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, no hospital na inauguração do Ambulatório de Gestação de Alto Risco-AGAR. “Isto comprova que a Santa Casa de Alegrete apesar de todo as as dificuldades econômicas, financeiras e técnicas, mantém o foco no atendimento à população de maneira a realizar um atendimento da melhor forma possível aos nossos  usuários.” – citou.

“Através do ambulatório especializado – Ambulatório Gestante de Alto Risco o atendimento regional será garantido. O acesso às gestantes garantirá a integralidade do cuidado e o atendimento vai além da consulta médica, com equipe multiprofissional: nutrição, enfermagem, psicologia e serviço social. O AGAR fará o matriciamento com as unidades básicas de saúde do território que referenciou a gestante. O projeto PlanificaSUS inicia agora e vai até dezembro de 2020, onde processos de trabalho será discutidos, implantados e implementados.” – explicou Heili Temp coordenadora da 10ª CRS.

As pacientes Daiane e Miriam foram as primeiras gestantes a participarem do atendimento realizado pelo AGAR. Também estavam presentes o Prefeito Márcio Amaral, vereadores, secretários municipais, Heili Temp coordenadora da 10ª CRS, Prefeitos da região, Ricardo Coirolo representando  COSEMIS(Conselho dos Secretários Municipais), Diretor da Santa Casa, João Alberto Pereira, médicos, funcionários da Santa Casa e demais autoridades.

A equipe Técnica que atenderá o AGAR será:

Médicos ginecologistas:

  • Glênio Bolsson
  • Nilva Severo Perz
  • Livia Severo Perez
  • Lúcia Zunheda
  • Edson Azzolin
  • Érico Oliveira
  • Renato de Oliveira Costa

Enfermeira

  • Carla Vanti da Costa

Psicóloga

  • Fabiana Pazini

Nutricionista

  • Márcia Ferreira

Fisioterapeuta

  • Patrícia Grillo

Assistente Social

  • Tânia Zinelli

Secretária 

  • Fernanda Cardoso

Técnica em enfermagem

  • Marli Dorneles da Silva Peres

Flaviane Antolini Favero